Sobre o  filme de Roberto Oliveira

O Rio amanheceu molhado com uma chuvinha fina, triste, desfiguradora da cena carioca sempre imaginada com luz, calor e agito. Agravando tudo, tinha um compromisso inadiável: o convite de um amigo prezado, Roberto de Oliveira, para assistir o filme, ainda em estado de lançamento, “Elis & Tom – só tinha que ser com você”. Fui. Salvei o dia.

Anunciado desde 1974, o projeto finalmente foi concluído depois de várias interrupções, algumas inexplicáveis. “Demorei 47 anos para chegar até aqui”, revelou aos convidados, muitos personagens da trama. O longo período de gestação provocou questões que serviram de chave para abrir o cofre de expectativas: será documentário, musical, algum docudrama? O enquadramento conceitual evaporou fácil em vista de um produto surpreendente pela inteligência, sensibilidade e montagem. E que dizer da qualidade dos trechos musicais escolhidos, das informações permeadas por bom-humor e remessas históricas precisas?

Há de tudo no filme: registro, trama, juízos e, sobretudo, incide a ação do tempo que se presentifica em bela homenagem e inequívoco apontamento de nossa memória musical. Não dá, porém, para dispensar uma questão impertinente: quando o projeto teria começado? Por que o diretor filmou, e deteve os negativos – 3 horas e meia – produzidos no andamento dos acontecimentos e, em complemento, por que colecionou mais de 4 horas de áudios? Arquivo pessoal? Semente de futuro projeto? Premonição? Há mais uma pergunta a ser respondida, será que a demora para a finalização não se deveu menos às questões práticas e mais à necessidade de fôlego e maturidade para contar uma história que foge das explicações correntes?

Sem ser didático demais – pelo reverso, mostrando-se transparente em devidas doses – logo nas primeiras tomadas, o próprio diretor do longa (1h:40 minutos), então aos 26 anos de idade, se apresenta como novo empresário, profissional contratado em 1974 para repaginar a carreira de Elis, já destacada na cena nacional, mas à época, com fama estremecida pela polêmica participação nas Olimpíadas do Exército em 1972.

 

Roberto Oliveira no lançamento do Elis & Tom

Sutil, sem entrar no fermentado debate, o agora diretor revelou que aquela nova etapa começou com um fato detonador: o presente oferecido pela gravadora Philips que armou o encontro em tributo aos dez anos de contrato da cantora. Por certo, havia interesses comerciais envolvidos, mas esses se apequenaram em face do magnífico resultado, consagrado em um dos álbuns mais exitosos da nossa história discográfica: “Elis & Tom”, lançado em seguida.

Por não deixar claro “quem seria quem”, o encontro entre Elis Regina e Tom Jobim, desde o primeiro momento se mostrou tenso e arriscado. Ela, acompanhada do ex-marido, Cesar Camargo Mariano, com dois filhos pequenos, desembarcou em Los Angeles seguida de sua equipe de apoio integrada por Paulinho Braga, Luizão Maia e Hélio Delmiro. Tom, desavisado, a aguardava com expectativa de arranjador principal, vislumbrando inclusive eventual participação de Claus Ogerman ou Dave Grusin. Compunha a disputa, um pitoresco debate sobre instrumentos elétricos x tradicionais que, por fim, também se adequaram.

Entre 22 de fevereiro e 9 de março, deram-se as gravações nos estúdios da MGM. No filme, as cenas daqueles momentos foram intercaladas com preciosas avaliações de participantes fundamentais. Aliás, a mágica justaposição de tempos – remoto e recente – atravessa toda narrativa na medida em que humaniza a história daquela aventura que chega até nós como revelação de um bastidor desconhecido. Sem dúvida, a condução narrativa remete a Elis, justificada como personagem trágica. No enredo, Tom não é só complementar, pois, já afamado, inclusive pela gravação com Frank Sinatra, dada sua obsessiva busca de esmero – igual predicado de Elis – funcionou como ponto de inflexão, marcando a tomada de consciência de Elis que, de intérprete virou uma espécie de heroína adonada de si como alguém que optou por confundir a música com a própria razão de viver. Ela se entregou inteira e completa às canções desse álbum. Não basta ouvir. É preciso ver o instante de posse ou transe.

Muito mais que significar sucesso musical, o album é mostrado como marcador de uma legenda, que cravou sentido posteriormente, com a morte de Elis, tangida como suicídio. Sim, como escolha, não como mero erro na combinação de droga e medicamentos. Depois de “Elis & Tom”, tendo desdobrado a melhor fase de sua carreira, no auge, ela pode resolver sua partida.

JC Sebe Bom Meihy e Roberto Oliveira

A delicada montagem do filme tem um ponto de quebra. Em meio às sequências que se renderiam ao registro suave, num repente surpreende e, quase brusco, Roberto Oliveira coloca um flash desconcertante, cena decisiva para o entendimento da moral narrativa: Elis morta, no caixão. Depois de corte rápido, a fatalidade dessa questão é sugerida nos trechos conclusivos, condição que dá sentido ao título do filme “só tinha de ser com você”. Sim, só tinha que ser com Tom Jobim, testemunho maior, parceiro capaz de permitir o significado da música como essência de alguém que precisou daquele momento para projetar seu termo em 1986.

Confesso que apenas depois de assistir a este filme entendi o recado meigo deixado agradecendo o tom dado por Tom: “É, você que é feito de azul/ Me deixa morar nesse azul/Me deixa encontrar minha paz”. Certamente encontrou… Obrigado Elis, obrigado Tom, obrigado Roberto Oliveira.