Por Marcos Limão

Enfim teve início o processo de restauração das obras do Mestre Justino em Taubaté. Segundo informou a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Taubaté, a cidade possui 50 painéis do artista. Eles estão sendo fotografadas pelo artista plástico Toninho Mendes para posterior restauração.

O trabalho de restauro ficará sob a responsável de Toninho Mendes, por ele ser considerado um discípulo do Mestre Justino. O levantamento fotográfico será acompanhado de um relatório minucioso sobre as condições atuais de cada obra e as providências necessárias para preservação.

Na edição 582, de fevereiro de 2013, CONTATO mostrou como estão danificados os painéis do Mestre Justino na escola municipal Prof. José Ezequiel de Souza (foto acima). Clique AQUI para ler a edição 582. Após a publicação dessa reportagem, o Defensor Público Wagner Giron De La Torre enviou uma representação administrativa ao secretário de Cultura e Turismo, José Antônio Saud, solicitando providências concretas para restaurar, proteger e preservar as obras na escola municipal.

Até o momento não existe resposta oficial da secretaria para a solicitação da Defensoria Pública. Contudo, a Prefeitura de Taubaté informou que as 6 obras na escola foram as primeiras a serem catalogadas.