Por Karolina Alvarenga / Fotos Bernardo Guerreiro

A UNITAU realizou na manhã de quarta-feira, dia 13, o primeiro evento do “UNITAU na Praça” de 2013. Ele foi realizado na Praça Dom Epaminondas, no centro, e contou com diversas feiras, dentre elas de orientação nutricional, programas para terceira idade, além de oficinas de trabalhos artesanais, testes de hipertensão, glicose e peso.

O evento contou ainda com a presença de participantes de diversos projetos e ações de extensão, como o Show da Física e o Museu do Corpo Humano. Foi oferecida também assistência na área da saúde, com prevenção na saúde bucal (Odontomóvel), além de atividades voltadas para o incentivo ao combate à dengue e a presença do “Hospital do Ursinho”, que orientou pais, sob a importância da vacinação para os filhos.

O coordenador do projeto, Edésio Santos, destacou a importância desse projeto. “É uma forma de trazer os alunos à vivência na prática, daquilo que eles aprendem na teoria, em sala de aula. Além disso, é uma troca de experiência, pois estão envolvidos mais de 12 cursos da UNITAU. Outra questão importante é a Universidade retribuir ao cidadão o trabalho realizado.”

O projeto PAIE (Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento) visa dar orientações à população da terceira idade, além de oferecer oficinas, cursos e atividades voltadas à esse público. O programa está há 7 anos e começou junto com o “UNITAU na Praça”.

Violeta Odete Leal, dona de casa, participa do projeto há sete anos e disse que o PAIE tem ajudado muito na sua vida e na autoestima. Ela conta que já fez cursos de inglês, espanhol e informática. “No PAIE aprendemos a conviver com as pessoas, além de aumentar o círculo de amizades. Oferecem temas que tem tudo a ver com a nossa idade. É um projeto voltado para a convivência, auxilia na memória e proporciona palestras e atividades”, opinou.

O programa de extensão oferece não só o serviço para os munícipes de Taubaté, como também de outras cidades. Segundo o coordenador do projeto, cada dia de evento são atendidas, em média, mil pessoas.

Outro destaque do “UNITAU na Praça” é o projeto ‘Taubaté tempo e Memória’, que tem por objetivo realizar um levantamento e inventário do patrimônio material e imaterial de Taubaté.

De acordo com o coordenador do trabalho, Armindo Boll, após o levantamento, será implantado um circuito cultural, focado no trabalho das escolas particulares, municipais e estaduais junto ao bairro. “É uma forma de manter a cultura da cidade. Pretendemos apresentar esse projeto para a Prefeitura de Taubaté em até dois anos, para que isso possa ser implantado na cidade”, afirmou Boll que ainda apresentou um abaixo-assinado, onde diversas pessoas já assinaram em prol da defesa de tombamentos de patrimônio histórico da cidade, bem como sua divulgação, além de roteiros culturais.

As próximas edições do “UNITAU na Praça” ganharão caráter itinerário e estão marcadas para visitar a cidade de Tremembé, no dia 10 de abril, e Guaratinguetá, no dia 8 de maio.