Jornalista e ex-ministro enriqueceu a erudição histórica de seu trabalho com um olhar político sobre a escravidão

Está nas livrarias “Quem foi que Inventou o Brasil?”, do jornalista e ex-ministro Franklin Martins. A pergunta é do compositor Lamartine Babo em 1934 e, na resposta de Franklin, o povo canta. Nesse volume, ele coletou 296 canções, indo da Independência à República, com algumas dezenas tratando da escravidão e do racismo.

A história de Pindorama deve muito à música. Basta dizer que o Hino da Independência tem letra de um jornalista político (Evaristo da Veiga) e música de D. Pedro I. Graças à música, conhece-se também o “Batuque de Palmares”, tão candidato que foi proibido em 1839:

“Folga nego, branco num vem cá

Se vié, pau há de levá”.

Com a colaboração de João Nabuco ao piano, foram trazidas de volta inúmeras canções, inclusive as “Cantigas Báquicas”, compostas em 1826 por José Bonifácio de Andrada, o poderoso ministro da Independência, exilado na França. Episódios que o andar de cima trata com gravidade; no de baixo as coisas eram mais simples. Quando o Banco do Brasil quebrou, em 1829, a rua cantava “piolhos, ratos e ladrões”. Quase meio século depois, quando quebrou um grande banco privado do Rio, cantava-se:

“E quem há de nos valer

Em momento tão sinistro?

Ah! Já sei, corramos todos

Ao palácio do ministro.”

No livro, cantam os revoltosos dos Farrapos, da Balaiada e da Praieira. Cantam também os defensores da ordem:

“Fora farrapos, fora

Não mais venham competir

Pedro Segundo não quer

Os Farrapos no Brasil.”

Demófobos festejando a polícia do Rio parece coisa de hoje, mas em 1839 um lundu cantava:

“Já foi-se o tempo

De mendigar.

Fora, vadios,

Vão trabalhar!”

Noutra ponta do imaginário do poder, em 1857, quando se falava das virtudes do Império, a rua respondia:

“Hoje tudo são progressos

Da famosa ladroeira.”

Franklin Martins enriqueceu a erudição histórica de seu trabalho com um olhar político sobre a grande questão do século XIX, a escravidão. O grande momento do livro está no resgate de canções das senzalas e do abolicionismo.

Lá estão as canções de “Pai João”:

“Nosso preto quando fruta

Vai pará na correção

Sinhô branco quando fruta

Logo sai sinhô barão.”

Pesquisador generoso, Franklin transcreveu 37 canções relacionadas com a escravidão e o racismo. Delas, 33 estão disponíveis, de graça, como todas as outras, no site “Quem foi que inventou o Brasil?”. (No total, o site oferece 1.400 canções, um tesouro.)

Os interessados que tiverem algum tempo, podem ouvir vozes da História que, em muitos casos, os livros contam de raspão. O prazer da audição fica incompleto sem a leitura dos verbetes dos livros. No que acaba de ser lançado, aprende-se que algumas canções foram resgatadas por Mário de Andrade. Ou ainda que, em 1949, o professor americano Stanley Stein recuperou as cantorias de velhos jongos. Stein pesquisava a história do café de Vassouras, mas, de quebra, legou esses documentos sonoros.