Por Karolina Alvarenga

A empresa Ladeira Miranda Engenharia e Construção foi eleita a construtora mais sustentável do país! Um feito sem precedentes na terra de Lobato. Além das ações ambientais nos canteiros de obras, o Prêmio ITCnet SustentaX de Sustentabilidade leva em consideração outros quesitos como gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. A avaliação foi feita pela ITCnet em parceria com o Grupo SustetaX, especializado em sustentabilidade corporativa.

Para participar da competição, os organizadores exigiram que as construtoras fossem signatárias do Pacto Global da ONU. Além disso, para se habilitar para a competição, as empresas não poderiam ter sofrido processos ambientais ou multas por descumprimento de postura urbana, nem terem utilizado de mão de obra escrava ou infantil nas obras. A Ladeira Miranda passou por uma auditoria documental e visita in loco de representantes do prêmio que validaram as boas práticas da construtora.

Um dos projetos piloto da construtora foi o Edifício Via Novelle, construído de forma ecologicamente correta. O empreendimento consegue economizar 30% de água do que um prédio comum.

Ademais, a premiação de construtora mais sustentável do Brasil levou em consideração os aspectos sociais, tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores além do relacionamento com a vizinhança, dentre outros. Nesse sentido, contou a parceria da Ladeira Miranda com a Fundação Abrinq e com o Solar Social.

Mais prêmios

A Ladeira Miranda foi a vencedora da edição 2012 do Prêmio ITC SustentaX nas categorias Residencial e Comercial, no nível Platina, atingindo 89% dos itens constantes da planilha de avaliação que aborda os aspectos de Gestão Sustentável, Responsabilidade Ambiental em Obra e Respeito à Cidadania nos Canteiros. Trata-se da maior pontuação alcançada por uma construtora desde a instituição do prêmio, em 2009.