Por Karolina Alvarenga

Foram em vão os esforços dos 19 vereadores para formalizar um pedido de adiamento da audiência pública realizada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente sobre o prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto. A reunião ocorreu na quinta-feira, dia 14, no Auditório da Faculdade de Engenharia da UNITAU.

Com isso os vereadores tiveram que encerrar mais cedo a sessão ordinária pós carnaval para comparecer à audiência pública. Além deles, o deputado estadual Padre Afonso (PV) e moradores do Bairro do Barreiro e demais regiões de Taubaté estiveram presentes na reunião e deram suas opiniões a respeito do projeto. Descontentes com o projeto do traçado, que passa por dentro de Taubaté, muitos questionaram o traçado proposto pela concessionária Ecopistas.

O vereador Jeferson Campos opinou. “Infelizmente a concessionária Ecopistas não quis cancelar a reunião de hoje. Esse projeto vai trazer sim, um impacto social. Vamos querer discutir um novo traçado que não prejudique a população. A questão deve ser discutida na Câmara e também nos bairros que serão afetados”, disse.

O diretor superintende da Ecopistas, Flávio Freitas, ressaltou a importância da reunião e da discussão do projeto. “Não estamos aqui para defender lucro ou traçado e sim para discutir a obra. Já nos colocamos à disposição e vamos fazer uma nova reunião”.

De acordo com a assessoria da Câmara Municipal, o vereador e presidente da Comissão de Obras, Noilton Ramos (PSD), se prontificou a fazer um pedido para que uma outra Audiência Pública seja realizada no Legislativo taubateano.

O secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), Germano Seara, concluiu que a reunião feita para saber a opinião da população. “Há ainda algumas carências a serem complementadas. Tudo o que foi dito hoje, será levado em conta. Vamos esperar decidir sobre o traçado da Rodovia e só depois a Cetesb irá analisar e emitir um parecer para, posteriormente, nos manifestarmos sobre o caso”, frisou Seara.