Morreu nesta manhã de segunda-feira, 10, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6). Os black blocs passaram dos limite aceitáveis.

Na sexta-feira (31), um adolescente negro de 15 anos foi espancado e preso sem roupa pelo pescoço, com uma tranca de bicicleta, a um poste da Avenida Rui Barbosa, no Flamengo. Na segunda-feira. 03, PMs detiveram 14 joveens com idade entre 15 e 28 anos moradores da zona sul carioca que teriam participado desse quase linchamento aos grito “Pega, vamos matar, são ladrões”

Há duas semanas, teve grande repercussão o assalto sofrido no Aterro pelo ciclista Ricardo Monte, que foi esfaqueado e teve a bicicleta, o telefone celular, a carteira e a mochila roubados por três jovens.

Não cola a justificativa de revolta social. Quando a violência passa a permear, simultaneamente, o cotidiano de jovens da classe média alta e da periferia é sinal de alerta sobre o perigo que nos ronda.

Há muito tempo já se encontra aceso o sinal amarelo. A banalização da violência é um perigoso passo na direção de um regime autoritário. Cabe a todos nós a hercúlea tarefa de combater essa violência crescente dentro dos marcos de um estado democrático de direito. É um baita desafio!

CONTATO lamenta a morte de Santiago Andrade e se solidariza com sua família.