Depois de negociar todas as demandas com a secretaria de Mobilidade Urbana e aceitas pela titular da pasta na sexta-feira, 17, motorista e cobradores da empresa ABC Transportes Ltda. realizaram greve hoje, quinta 23, às 06h00, à revelia do Sindicato 

e decidiram paralisar os trabalhos por causa do assédio moral por parte da empresa que foi multada pela primeira em mais de 40 anos

          Pasmem! Pela primeira vez na sua longeva concessão de transporte coletivo na terra de Lobato em 41 anos a ABC Transportes foi multada em R$ 130 mil. Se fosse o falastrão ex-presidente diria “nunca antes na história” de Taubaté… As multas foram aplicadas porque a empresa reduziu um número significativo de viagens. Assim agindo, a ABC prejudicava as duas pontas: os usuários por causa da menor oferta de viagens e os funcionários que poderiam ser demitidos com a redução da grade de viagens.

          Curiosamente, as multas foram entregues na noite de quarta-feira, 22. Horas depois, por volta de 6h:00, os trabalhadores se reuniram “espontaneamente” e decidiram cruzar os braços, à revelia do seu Sindicato pego literalmente de surpresa.

          Enquanto isso, a população que já estava sendo penalizada com a falta de planejamento na implantação das mudanças viárias – constantes mudanças nas linhas, itinerários e pontos de ônibus -, agora está mais uma vez sofrendo as consequências da falta de transporte público. Dessa vez, porém, há fortes indícios que a empresa ABC Transportes estaria por trás dessa iniciativa.

 Sindicato

          José Roberto Gomes, diretor regional do Sindicato cuja sede está localizada em São José dos Campos, informou nossa reportagem que o movimento dos trabalhadores não é por negociação salarial. Ela teria sido deflagrada devido ao assédio moral a que os trabalhadores da ABC Transportes estão sendo submetidos.

          Ao mesmo tempo, o dirigente afirma que, ao reclamar à Secretaria de Mobilidade Urbana tem como resposta que se trata de responsabilidade da empresa, que por sua vez responsabiliza a Prefeitura por ter implantado mudanças nos itinerários dos ônibus. Um verdadeiro jogo de empurra.

          “Hoje, o motorista e cobrador iniciam a jornada antes das cinco horas da manhã e tem que trabalhar o dia todos sem um local para se alimentar, tomar um lanche ou mesmo ir ao banheiro. As mudanças implantadas nas linhas de ônibus estão prejudicando os trabalhadores. Esta situação não pode continuar como está. Os responsáveis da empresa e da prefeitura precisam encontrar uma solução. Nós vamos aguardar a secretária aqui na porta da empresa e os trabalhadores já decidiram manter a paralização até receber uma resposta”, declarou Gomes ao CONTATO.

 Secretaria de Mobilidade Urbana

            A versão oficial contradiz as informações fornecidas por Gomes. A secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Pino, a Lola, conta que negociou com o Sindicato na sexta-feira, 17, até às 19h:00, “linha por linha de todo o sistema de transporte público e foi dado pelo menos 5 minutos na ponta de cada linha para que condutores e cobradores possam fazer suas necessidades, tomar um café ou uma água”. Para Lola, estava tudo acertado.

            Porém, a ABC teria reduzido um número significativo de viagens sem autorização da Prefeitura. “Quinze linhas foram multadas porque reduziram pelo menos 102 viagens durante uma semana. O total das multas está em torno de R$ 130 mil. É a primeira vez na história que a ABC é multada, segundo os registros disponíveis. Não existe nenhuma razão que justifique essa greve”, afirmou Lola para nossa reportagem.

            As notificações foram emitidas no dia 03 de abril devidamente assinadas pela secretária Dolores Pino e entregues à ABC Transporte às 19h:01 de quarta-feira, 22, conforme assinatura de Felipe Lima.

 ABC Transporte

Até o momento a empresa não se manifestou e tem se recusado a receber a imprensa.