Na Câmara Municipal é dada como certo o pedido de exoneração do cargo de secretária da Educação por parte da professora Edna Chamon. O pedido teria sido motivado por divergências com a secretária de Finanças, Odila Sanches, que nega qualquer divergência com Chamon.
“Problemas existem com todos os secretários. Isso faz parte dos embates diários entre uma área meio (finanças) e uma área fim (educação)”, informou a secretária de Finanças.
Chamon não foi localizada até o momento.
A assessoria de imprensa da Prefeitura não confirmou a exoneração da secretária. “Não é verdade. Falei com a professora Edna hoje de manhã”, informou Rose Duarte, diretora de Comunicação do Palácio do Bom Conselho.
Problemas acumulados
Chamon é considerada uma especialista muito respeitada. Mas, desde que assumiu a secretaria da Educação vinha encontrando problemas oriundos de “ordens superiores”.
Dois episódios ilustram a dimensão dessas “confusões”:
1. Absorção de Antonieta Ito na sua secretaria uma vez que o prefeito não cumprira a promessa de campanha de nomeá-la secretária da Cultura. Com o cargo de diretora, Antonieta passou a ocupar um cargo dirigente, mesmo sem com conseguir ser aprovada professora em concursos realizados pela Prefeitura;
2. O uso das instalações onde funcionava a Resolução Gráfica, na rua Doutor Emílio Winther, pelo escultor Fernando Ito. Na ocasião, Chamon informou nossa reportagem que não assumiria o prédio desapropriado pela Prefeitura em dezembro de 2013 enquanto Ito não saísse de lá retirando o que pertencia ao Instituto Entenda. O prédio foi adquirido com recursos federais do FUNDEB, negócio que está sendo contestado pela Câmara Municipal.

Semana passada, houve bate boca entre as secretárias da Educação e das Finanças com assessores chorando pelos cantos.

Edna Chamon sumiu. Por favor, apertem os cintos.