Foi realizada na tarde deste sábado, dia 23, a convenção partidária para referendar o nome de Ortiz Júnior (PSDB) e Professor Edson (PTB) para a chapa de uma coligação formada por 15 partidos. Cerca de 700 pessoas compareceram à Associação dos Empregados do Comércio.
A família do candidato a prefeito compareceu em peso: pai (Bernardo Ortiz), mãe (Jandira Ortiz), esposa Mariah Perrota e a filha (Ana Luz), de apenas 9 meses de idade.
O pai, ex-prefeito de Taubaté, disse que “precisamos ressuscitar a nossa cidade, ela está abandonada. Tem que haver uma cruzada pra gente vencer. Se tiver 100 mil votos vamos levar  no primeiro turno essa eleição”. Mais adiante Bernardo Ortiz declarou: “nós não podemos eleger um prefeito que entra aí para enriquecer, para enfiar dinheiro no próprio bolso, como estamos vendo”.
Já o candidato a prefeito afirmou que foram dois anos de pré-candidatura e que teve contato direto com mais de 15 mil pessoas. Ortiz Júnior também declarou: “Taubaté tem tudo para ser melhor, porque foi melhor no passado e vai ser melhor no futuro. O atual problema é a administração pública dessa cidade. O governo tem que ser solução e não problema. Quando é problema, a vida das pessoas vira problema”, discurso que parece ser a linha mestra da campanha. A fala do candidato a prefeito foi encerrada com um grito de “vitória, vitória, vitória”.
O Jornal OVALE optou por não enviar nenhum jornalista para cobrir um dos mais importantes eventos num processo eleitoral e por isso não registrou a gafe cometida pelo vereador de São José dos Campos, Alexandre da Farmácia, do PP. Virando-se para Ortiz Júnior, Alexandre da Farmácia falou: “o Paulo Maluf mandou um abraço pra você”.