Leia carta da vereadora Graça, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, sobre a falta de leitos no complexo hospitalar São Camilo dedicados à população de Taubaté.

Mais leitos hospitalares para os taubateanos

 

Quero esclarecer publicamente porque eu, juntamente com o Prefeito Ortiz Junior, enviamos um ofício à Diretoria do Grupo São Camilo e ao Governador Geraldo Alckmin solicitando soluções urgentes para o problema da falta de leitoshospitalares para atender a população de Taubaté.

Todos nós estamos sentindo na pele a dificuldade dos pacientes que se encontram “internados” no Pronto Socorro Municipal e necessitam de internação no Hospital Regional ou no Hospital Escola, pois o Pronto Socorro não é uma unidade hospitalar e sim um centro de atendimento de Urgência e Emergência e, por esta razão, não possui estrutura adequada para oferecer o tratamento definitivo aos pacientes.

Diariamente, sou procurada na Câmara Municipal por pessoas que sofrem, angustiadas, à espera de vagas de internação hospitalar. Somente aqueles que precisam sabem o que significa ter um ente querido aguardando dias ou semanas, sem saber se vão conseguir um leito. Por várias vezes fui pessoalmente ao Pronto Socorro Municipal visitar pacientes nesta situação e pude presenciar a luta exemplar dos funcionários (médicos, enfermeiros, maqueiros, escriturários, guardas municipais, entre outros). Profissionais que deveriam apenas atender as urgências e emergências, mas se vêm obrigados a trabalhar com rotinas hospitalares, se dedicando ao máximo para amenizar o sofrimento da espera, ouvindo sempre as mesmas queixas: a lotação do Pronto Socorro. Problema causado pela falta de vagas no Hospital Regional e Hospital Escola para os pacientes de Taubaté.

Ressalto que não tenho nada contra as pessoas dos Diretores do Complexo Hospitalar (sr. Márcio do Espírito Santo e dr. Caio Lúcio Soubhia Nunes). Mas como vereadora e moradora de Taubaté não posso concordar com essa gestão do complexo hospitalar, que tantos problemas tem causado aos pacientes e à saúde pública de nosso município. E quero deixar claro, que seguirei em frente nesta luta, até que os Taubateanos possam ter garantido seu direito de acesso à grande estrutura hospitalar existente em nossa cidade.

Taubaté, 22 de novembro de 2013