Confira os temperos da edição 622 do Jornal CONTATO

Ninho tucano em chamas 1

Causou o maior reboliço na sessão de quarta-feira,  20, a divulgação do ofício 1782/2013 que Prefeitura endereçou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), ao secretário estadual de Saúde e ao Presidente da Sociedade Beneficente São Camilo, que administra os hospitais Regional e Universitário, com críticas à gestão dos hospitais Regional e Universitário.

Ninho tucano em chamas 2

Assinado pelo prefeito e pela presidente da Câmara, o ofício aponta a falta de leitos hospitalares e traz severas críticas à São Camilo: “ressaltamos que a atual diretoria, por meio de seus representantes o Sr. Márcio do Espírito Santo (Diretor Administrativo) e Dr. Caio Lúcio Soubhia Nunes (diretor Técnico) têm demonstrado um desinteresse expressivo em manter um bom relacionamento com a Prefeitura Municipal de Taubaté, o que tem gerado um desconforto e insatisfação, comprometendo diretamente nossas expectativas”.

Ninho tucano em chamas 3

Mais adiante, aponta “ações desta atual Diretoria em envolvimentos políticos e campanhas eleitorais da cidade, com apoio a Vereadores na agilidade para internação hospitalar, consultas e exames vêm causando angústias naqueles que não têm a mesma facilidade e, consequentemente, animosidades na Câmara Municipal de Taubaté, já que tem provocado instabilidade inclusive na base do meu Partido PSDB”. Em outras palavras, o prefeito confirma a existência de um esquema clientelista com uso dos serviços de saúde pública. “Isso é grave”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

Ninho tucano em chamas 4

Acontece, porém, que no Legislativo existe um grupo de vereadores que defende com unhas e dentes os dirigentes da São Camilo , mesmo com a recusa da entidade em fornecer leitos hospitalares para os pacientes que estão internados no Pronto Socorro Municipal, o que pode ter provocado mortes diariamente. No frigir dos ovos,  defensores e acusadores se acusam de ter interesses obscuros na iniciativa.

Ninho tucano em chamas 5

Na campanha eleitoral de 2012, os tucanos prometeram a integração dos hospitais Regional e Universitário como a solução dos problemas de saúde. A integração ocorreu em abril de 2013, mas a falta de leitos ficou ainda mais crítica. Recentemente, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, dirigentes da São Camilo prometeram melhorar a situação a partir de junho de 2013. Porém…

Crise na Câmara 1

Na sessão ordinária de quarta-feira, 20, Graça (PSB) falou da promessa não cumprida pelos dirigentes dos hospitais para justificar o documento. Provável Presidente da Câmara Municipal em 2014, Carlos Peixoto (PMDB) disse que Graça não poderia ter assinado o documento como presidente da CMT,  em papel timbrado da Prefeitura, sem consultar os demais vereadores.

Crise na Câmara 2

Carlão vai além. Para o vereador, se o pedido das cabeças dos dirigentes da São Camilo foi motivado por promessas não cumpridas, então a Câmara deveria pedir a cassação do prefeito e do vice-prefeito, que é marido de Graça, por não cumprir promessas. Procurado pelo sobrinho preferido de Tia Anastácia, Carlão afirmou ainda que a assinatura de Graça num papel timbrado do Palácio do Bom Conselho reforça o sentimento de que o Legislativo virou um “quintal da prefeitura”.

Crise na Câmara 3

“O objetivo desse documento é resolver a questão da falta de leitos. Tem muitas pessoas morrendo no Pronto Socorro”, responde Graça. E as críticas feitas por Carlos Peixoto? “Ele fala o que quiser. Quando ele for presidente, ele que faça diferente, faça o que achar melhor. Tenho autonomia de ações e de pensamento”, respondeu. “Vixe, se triscar sai fogo”, comenta Tia Anastácia.

Crise na Câmara 4

Na mesma quarta-feira, 20, a maioria dos vereadores aprovou, em regime de urgência, moção de aplauso à diretoria da Sociedade Beneficente São Camilo. O documento tem autoria coletiva de Alexandre Villela e Carlos Peixoto, do PMDB, e José de Angelis “Bilili” e Rodrigo Luis Silva “Digão”, do PSDB. Pano rápido!

Mensaleiros 1

Circulou pelas nas redes sociais a foto do vereador Salvador Soares (PT) com o presidiário Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e condenado pelo STF por formação de quadrilha e corrupção.

Mensaleiros 2

Para quem não entendeu a dimensão dos crimes, o mensalão do PT foi o mais atrevido dos escândalos de corrupção com vistas a solapar a República Federativa do Brasil mediante projeto de poder eterno.

Mensaleiros 3

Fazer da prisão por assalto aos cofres públicos um ato de manifestação revolucionária, como tem sido feito pelos petralhas presos, é a desmoralização que faltava para enterrar qualquer pretensão transformadora petista. O partido e seus dirigentes se transformaram em coveiros de uma utopia libertária.

Mensaleiros 4

Antes de ser encaminhado para a cadeia, Delúbio Soares escreveu em seu twitter: “nosso compromisso com os brasileiros é tamanho e nossa fé nos ideais que professamos é de tal forma grandiosa que os imensos sacrifícios pessoais, os ódios que atraímos e as perseguições covardes das quais somos vítimas, nada representam”. Tia Anastácia precisou tomar um Dramim.  “Esse Delúbio éIgualzinho ao ex-prefeito da terra de Lobato”, pensa em voz alta a veneranda senhora. Ver mais na página 12 desta edição.

Camelôs

A Defensoria Pública conseguiu liminar judicial para garantir o retorno dos camelôs às ruas centrais da cidade. Eles tinham sido retirados a força mesmo após obter autorização de Ortiz Júnior (PSDB) para trabalhar ali. Além disso, o poder Judiciário determinou a apresentação do projeto do novo camelódromo em 60 dias.

Sem licitação

Decisão da Primeira Turma do STJ abriu precedente para a contratação de serviços advocatícios sem licitação. Os magistrados entendem que se trata de uma atividade de natureza intelectual e singular dos serviços de assessoria jurídica com a presença da relação de confiança entre contratante e contratado, o que legitima a dispensa de licitação. “Está aberta a porteira para uma nova farra do boi”, pensa Tia Anastácia com seus botões.

Dívida com IPMT

Na quarta-feira, 20, foi assinado o acordo para o pagamento parcelado da dívida de 27,563 milhões que a UNITAU tem com o IPMT. Tudo com a benção da Previdência Social. R$ 25,64 milhões serão pagos em 240 parcela mensais. O restante R$ 1,92 milhão será pago em 60 parcelas. O mais importante é que, com esse acordo, tanto a UNITAU como a Prefeitura de Taubaté obterão a Certidão Negativa de Débito (CND) e poderão pleitear novamente acesso aos recursos públicos do governo federal.