Prefeito se reúne, na terça-feira, 25, com um empresário e um diretor da FGV Projetos para analisar sugestões para o que fazer em área estratégica do município

Prefeito Ortiz Jr (PSDB) e sua esposa tiveram oportunidade de conhecer as obras do Aerovale, um megaempreendimento que está sendo construído na vizinha Caçapava, às margens da rodovia Carvalho Pinto. Trata-se de um arrojado empreendimento capitaneado por Rogério Penido para construir um aeroporto privado dentro de um condomínio empresarial fechado.
A frota de veículos pesados em plena operação impressiona qualquer visitante. A paisagem respira trabalho. É um desafio que ainda precisa de muito esforço e recurso. Mas os sinais disponíveis são bastante: no dia 17 de fevereiro, ministro Moreira Franco, secretário da Aviação Civil entregou a outorga do governo federal para o funcionamento daquele empreendimento. “O aeroporto é hoje o que foi a ferrovia ou o porto no passado, um propulsor do desenvolvimento”, declarou Moreira Franco na ocasião.

 

Humberto Penido, engenheiro responsável pela obra e filho de Rogério, explica detalhes do empreendimento para o prefeito Ortiz Jr

 

Prospecção
Na terça-feira, 25, um grupo eclético encontrou-se no escritório da Aerovale, em pleno canteiro de obras: o cantor, compositor e músico Renato Teixeira, seu irmão Roberto Oliveira, ex-diretor da Band e da Globo, o diretor adjunto da FGV Projetos Carlos Augusto Costa, o prefeito Ortiz Jr e sua esposa Mariah e mais Noeli e Humberto, filhos do anfitrião Rogério Penido, responsáveis pela áreas comercial e obras, respectivamente daquele empreendimento.
Nossa reportagem conseguiu apurar que estão cada vez mais avançadas as conversas a respeito de um megaempreendimento na terra de Lobato. Há uma preocupação permanente em conduzir de forma mais aberta todo o processo. Seria a solução para se contrapor às nebulosas negociações que marcaram a cessão de área onde foi construído o Via Vale Garden Shopping para uma empresa que dispunha de apenas R$ 10 mil reais de capital social.
Naquela ocasião, a beneficiária foi a empresa Veja, com sede em São Paulo em um escritório no bairro de Pinheiros onde funcionavam outras empresas que mal dispunham de uma única escrivaninha. Não havia um único estudo de mercado, nem de viabilidade econômico-financeira. Havia um único esboço arquitetônico de um conhecido arquiteto. E o mais grave: tudo se transcorreu durante o ano eleitoral de 2008 quando o então prefeito Roberto Peixoto foi reeleito. CONTATO foi o único veículo de comunicação que denunciou aquela negociata. A situação só foi regularizada depois que um grupo de empresários de Taubaté adquiriu a Veja.
Para evitar problemas dessa natureza, nossa reportagem apurou que assim que houver um esboço mais sólido, inclusive com sustentação jurídica, a Prefeitura deverá apresentar o projeto em primeira mão para a Câmara Municipal para ouvir a opinião e sugestões do poder Legislativo.

 

Carlos Augusto Costa, da FGV Projetos, Humberto Penido, prefeito Ortiz Jr e sua esposa Mariah e Roberto de Oliveira, irmão de Renato Teixeira

 

Renato Teixeira
Mas o que estariam fazendo nessa reunião os irmãos Renato Teixeira e Roberto Oliveira? As únicas respostas até o momento são: a habilidade de Roberto junto a grandes empresários e a ideia fixa do artista Renato de ajudar num projeto regional voltado para a Santa Padroeira. Mas de concreto mesmo ainda não existe nada.