Conforme anunciado pelo Jornal CONTATO em sua última edição, 583, o secretário de Turismo e Cultura, José Antônio Saud e o prefeito Ortiz Junior reuniram-se com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para viabilizar um convênio para a reforma do Sitio do Pica Pau Amarelo e Museu Histórico na última terça-feira, dia 26.

Caberá ao Executivo Municipal administrar o museu do Sítio do Pica Pau Amarelo. Para tanto, a verba de R$ 2 milhões será repassada ao erário municipal para que possa se iniciar o processo de revitalização daquela unidade cultural.

Além de restaurar o Museu, o capital repassado pelo Estado será utilizado tambéem para melhorar as imediações do Sítio do Pica Pau Amarelo, como jardins e as tão famosas esculturas dos personagens de Monteiro Lobato. O convênio prevê também uma parceria em que a divisão de museus de Taubaté receba uma assessoria técnica do Estado e o treinamento aos funcionários que atendem a população para orientá-los sobre a organização da programação e cuidados com os acervos existentes.

Foi decidido também realizar um estudo sobre a mudança de local e melhor alocação do acervo do Museu de História Natural, uma referência em todo o país. Pelo menos é o que a prefeitura espera com as mudanças e reformas que em breve serão iniciadas.