Uma pesquisa nos supermercados da região – realizada pelo Núcleo de Pesquisas Socioeconômicas da UNITAU em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Taubaté – mostrou que os produtos consumidos pela população na Semana Santa estão mais caros. O preço do bacalhau teve um aumento de 4,46%. O motivo foi a desvalorização do real frente ao dólar, uma vez que o peixe é importado.

O filé de peixe foi o que teve maior elevação nos preços, com 6,22% em razão do alto consumo da população brasileira, principalmente no período da Quaresma.

Já os tradicionais ovos de Páscoa aumentaram 3,87% e a caixa de bombons subiu 2,88%; ambos os casos, devido à alta das commodities no primeiro semestre de 2012, dentre elas o açúcar.

Especialistas aconselham que o consumidor pesquise antes de comprar os produtos da Páscoa, pois podem existir variações de preços dos produtos entre os estabelecimentos comerciais. Outra dica é evitar levar crianças aos supermercados nesta época do ano, pois elas podem preferir ovos que venham com presentes dentro, que são mais caros.

O comprador deve se atentar a embalagem do produto e observar a validade. No caso dos pescados, a dica é com a conservação: eles devem estar armazenados em gelo, seus olhos brilhando e escamas bem presas ao corpo. Para o bacalhau, é preciso verificar sua procedência. É importante ressaltar ainda que as compras devem ser feitas com antecedência, pois os preços costumam subir na última hora e a variedade, diminuir.

A apuração de preços foi feita entre os dias 13 e 17 de março.