Por Marcos Limão / Fotos Paulo Lacerda

Mais de mil pessoas compareceram à solenidade que deu posse ao prefeito Ortiz Júnior (PSDB), ao vice-prefeito Edson Oliveira (PTB) e aos dezenove vereadores eleitos nas eleições 2012. A cerimônia foi presidida pela vereadora Graça (PSB), esposa do vice-prefeito, por ter sido a pessoa que recebeu mais votos nas eleições de 2012.

Foi uma gesta grandiosa, ocorrida na Associação dos Empregados do Comércio (AEC). Luizinho da Farmácia (PR), contudo, não compareceu, preferindo ser empossado na Câmara Municipal. Ao jornal OVALE, alegou questão de “foro íntimo”.

A festa AEC contou com a presença de secretários do novo governo e de autoridades civis, militares e religiosas. A família Ortiz também compareceu em peso, ocupando a primeira fileira de cadeiras.

O que chamou a atenção, porém, foi a expressiva quantidade de pessoas que outrora estavam de mãos dadas com o prefeito Roberto Peixoto. São os peixotistas, partidários do pior prefeito da história de Taubaté, que a partir do dia 1º de janeiro estão prontos para bater palmas e puxar o saco de Ortiz Júnior (PSDB) com o intuito de não perder a boquinha na administração municipal. Metamorfose ambulante. Nesse quesito, “entra ano, sai ano e Taubaté não muda”, conforme as palavras de um experiente assessor político.

Câmara Municipal

Teve início a 16ª Legislatura da Câmara Municipal. Após a solenidade de posse, todos os parlamentares se dirigiram ao Legislativo para a eleição da Mesa Diretora e a composição das comissões temáticas.

Eles elegeram a vereadora Graça (PSB), vereadora mais votada da história de Taubaté, para a Presidência da Câmara em 2013. Ele recebeu 17 votos. Os únicos contrários foram os vereadores de seu próprio partido, o PSB, João Marcos Vidal e Joffre Neto, que se lançou candidato e saiu derrotado da disputa.

Já a composição das comissões temáticas ficou assim:

Comissão de Justiça e Redação – João Marcos Vidal (PSB), Nunes Coelho (PRB) e Digão (PSDB).

Comissão de Finanças e Orçamento – Jeferson Campos (PV), Joffre Neto e Luizinho da Farmácia (PR)

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Nunes Coelho, Bilili de Angelis (PSDB) e Noilton Ramos (PSD).

Comissão de Educação, Cultura e Turismo – Alexandre Villela (PMDB), Pollyana Gama (PPS) e Vera Saba (PT)

Comissão de Esportes e Lazer – Neneca (PDT), Paulo Miranda (PP) e Digão (PSDB).

Comissão de Saúde, Trabalho, Seguridade Social e Servidor Público – Alexandre Villela (PMDB), Bilili de Angelis (PSDB) e Maria Gorete Toledo (DEM)

Comissão de Direitos Humanos – Alexandre Villela (PMDB), João Vidal (PSB) e Nunes Coelho (PRB).

Comissão Especial de Fiscalização Financeira e Orçamentária – Joffre Neto (PSB), Nunes Coelho (PRB), Luizinho da Farmácia (PR), Noilton Ramos (PSD) e Vera Saba (PT).

Peixoto no Rio de Janeiro?

A ausência mais notada na posse dos eleitos foi a do prefeito Roberto Peixoto. Nela, circulou a informação – não confirmada – de que Roberto Peixoto estaria em um cruzeiro e que teria passado a festa de réveillon no Rio de Janeiro.

Discurso do prefeito eleito

Acusado pelo Ministério Público Eleitoral de uso de caixa dois e abuso dos poderes político e econômico nas eleições, Ortiz Júnior (PSB) fez um discurso breve no ato de posse. Em seguida, pegou a Bíblia para ler o Salmo 127, versos 1 e 2, que diz: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela / Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

Leia agora o discurso do novo prefeito de Taubaté: Senhora presidente, Taubateanos de todas as partes do município. Alguns dias atrás, quando estava pensando nesse momento, no que eu gostaria de dizer para vocês e para a população de Taubaté nesse momento, pensando no que realmente estou sentindo em relação aos próximos 4 anos, nos desafios que temos pela frente, uma palavra vinha a minha cabeça uma vez e outra. E essa palavra é retribuir. Retribuir em primeiro lugar, a confiança que o povo de Taubaté depositou em todos nós e trabalhar para corresponder às expectativas que toda a população, tanto quem votou como também quem não votou em nós, depositou em cada um de nós e especialmente em mim. Porque a eleição passou e os problemas que precisamos enfrentar, que infelizmente são muitos e muito graves, não vão perguntar em quem você votou. Todos nós que nascemos em Taubaté ou que escolhemos esta terra para morarmos temos uma coisa em comum, um sentimento que vai muito além de qualquer diferença, que nos une e nos faz ser uma comunidade: todos nós gostamos de viver aqui. Todos nós amamos Taubaté. Esta cidade tem nos dado muito. Amigos, família, tranquilidade, uma cultura extraordinária e, especialmente, a chance de trabalhar, estudar, progredir, ter um caminho na vida, um lugar no mundo. E agora, esta cidade que tanto amamos, que tanto nos deu, precisa da nossa ajuda como nunca antes na sua história. Meus amigos, minhas amigas, chegou a hora de todos nós retribuirmos com trabalho, esforço, dedicação e energia tudo o que Taubaté nos deu durante todos esses anos. Eu poderia ficar muito tempo aqui falando sobre a situação crítica da cidade, sobre o estado calamitoso da administração municipal, sobre os problemas que foram criados nesses anos, sobre o descaso, o abandono em que áreas fundamentais do governo – como a saúde e a segurança – se encontram. Eu poderia usar esse momento enfatizando a irresponsabilidade com que a prefeitura foi administrada nos últimos anos, mas eu não vou fazer isso porque sei muito bem que a população nos escolheu para resolver os problemas, e não mais para falar dos problemas. O povo de Taubaté nos escolheu para encontrar saídas, soluções, caminhos e não para perder tempo falando do passado. Isso não significa que vamos esquecer o que aconteceu e muito menos que vamos ser coniventes com as coisas erradas que aconteceram nesses anos todos. Porque isso seria de certa forma aceitar tudo que levou a cidade a esta situação. Mas hoje, o que realmente importa, é trabalhar para colocar Taubaté novamente no rumo do crescimento e da qualidade de vida.

Durante toda a campanha eleitoral, eu falei que tirar a nossa cidade desta situação não era a tarefa só do prefeito. Que era necessário criar um grande movimento com todos os homens e mulheres de bem dispostos a trabalhar pela nossa cidade. E é assim que vamos governar durante os próximos quatro anos. Ouvindo a população, com oportunidades, com verdade, com participação. Fazendo parcerias com o governo do estado e com o governo federal, sem distinção de cores políticas. A política é a mediação do equilíbrio entre os iguais. Em nome do município de Taubaté, á Câmara Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público, nossa intenção de trabalhar em harmonia, consoante inclusive regramento estruturante do Estado. Montamos a melhor equipe de governo possível, sem loteamento político e sem fisiologismo. Os secretários têm de ter vocação política, mas fundamentalmente conhecimentos técnicos específicos acerca de cada área. Todos vão se dedicar a partir de agora ao interesse público. Nunca a interesses de grupos ou individuais. Todos terão liberdade para trabalhar, mas sempre e necessariamente com intersetorialidade. Serei firme no acompanhamento e na cobrança dos resultados almejados. A política tem de ser encarada sempre como uma forma de distribuir qualidade de vida às pessoas de uma comunidade, alargando com criatividade os limites conhecidos do trabalho e do esforço permanente. O primeiro passo para tirar a nossa cidade dessa crise será reorganizar o governo, ordenar a administração e preparar a prefeitura para servir à população. Para que o governo municipal volte a ser solução, ele precisa antes deixar de ser um problema. E isso vai exigir de cada um de nós muito esforço e compromisso. Todos vamos precisar dar algo a mais de nós para que a cidade volte a ter um futuro melhor para todos. E quem precisa dar o exemplo são os gestores públicos. Taubaté é nosso lar e quando uma família tem problemas, a única saída é nos unirmos e darmos o melhor de cada um para resolvermos os problemas. Viva Taubaté da esperança. Que Deus nos ilumine a todos. Obrigado.