O promotor eleitoral Darlan Marques substituiu Antônio Carlos Ozório Nunes nos dois processos movidos pelo Ministério Público contra o prefeito eleito Ortiz Júnior (PSDB) e seu pai Bernardo Ortiz, diretor presidente licenciado da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação. O representante do Ministério Público dará continuidade ao trabalho iniciado pelo seu colega Ozório com o qual não há qualquer discordância.

No 1º processo o MP acusa pai e filho de realizarem “conduta vedada aos agentes públicos”. Apesar de Ortiz Júnior não exercer qualquer cargo público por ocasião dos fatos, ele é considerado um “partícipe”. Esse processo encontra-se concluso aguardando sentença, o que poderá ocorrer até o início do mês de fevereiro. Cabe recurso para as partes envolvidas, o que certamente ocorrerá. “Nenhuma parte aceitará o resultado passivamente”, afirmou o promotor à nossa reportagem.

O 2º processo trata da captação ilícita de recursos para a campanha eleitoral. Concluída a primeira fase, inicia-se agora a “fase instrutória” com os depoimentos dos envolvidos e respectivas testemunhas. Concluída essa fase, inicia-se o prazo para as alegações finais para que o juiz conclua o processo e emita sua sentença.

Portanto, não há nenhuma nova ação, como alguns meios de comunicação insinuaram.