Foto divulgação

Após a onda de protestos que tomou conta do país por causa do alto custo do transporte público brasileiro e das condições precárias dos serviços ofertados pelo poder público, o município de Paulínia (que pertence à região metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da capital) anunciou TARIFA ZERO no transporte público coletivo a partir do dia 1 º de agosto. A medida foi anunciada pelo prefeito Edson Moura (PMDB) na tarde de terça-feira, dia 16. Hoje, a passagem custa R$ 1.

A cidade interiorana de cerca de 90 mil habitantes que tem a presença da maior refinaria de petróleo da Petrobras faz com que o município tenha um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão.

O município de Agudos, também localizado no interior paulistano, já aderiu ao sistema de subsidio de passagens aos cidadãos. A cidade é sede da Ambev, empresa de bebidas.

O economista da Universidade de Taubaté, Edson Trajano, em sua coluna no jornal Gazeta de Taubaté, publicada nesta quarta-feira, dia 17, disse que as séries de manifestações ocorridas no Brasil têm embasamento vez que o reajuste das tarifas ocorreram com índices acima da inflação, segundo dados da Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).