Diferente de Taubaté, prefeito de São Luiz é afastado devido irregularidades em licitações; o vice assumiu o cargo.

A cidade de São Luiz do Paraitinga está sob novo comando. O vice-prefeito Carlos Pião (PTB) está substituindo Alex Torres (PR) que foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O prefeito teve o mandato cassado em outubro pela Câmara Municipal devido irregularidades em licitações.

As denúncias envolvem a contratação de duas empresas de forma emergencial e sem a realização de licitação. O caso é investigado pelo Ministério Público após denúncia de um morador da cidade que realiza o transporte escolar e que teve a informação de que haveria mudança na prestadora de serviço.

 

Alex Torres na redação do CONTATO em nov 2012

Alex Torres na redação do CONTATO em nov 2012

 

Outra investigação é a respeito de uma transferência da concessão do serviço de transporte público de passageiros. Alex Torres teria encerrado o contrato com a empresa que estava encarregada do serviço até 2016 e teria contratado outra no lugar. De acordo com o Ministério Público, as duas investigações teriam beneficiado aliados políticos do prefeito, além de terem gerado um custo de R$870 mil para o município.

A Câmara Municipal instaurou uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar os contratos realizados por Alex Torres. Os vereadores então decidiram pela cassação do mandato do prefeito que foi afastado, mas que conseguiu uma liminar e voltou ao poder ainda no mês de Outubro. Porém, no dia 15 de Março o Tribunal de Justiça derrubou a liminar que mantinha Alex no cargo e, assim, o afastando novamente do Poder.

O caso cabe recurso e o prefeito pode recorrer à decisão do TJ e, caso seja aprovado, ainda pode voltar para o cargo. Enquanto isso, o vice Carlos Pião comando o Poder Executivo na cidade de São Luiz do Paraitinga.

 

Vice Luiz Carlos Pião assume prefeitura de São Luiz

Vice Luiz Carlos Pião assume prefeitura de São Luiz