Há tempos, pesquisadores buscam entender como as células tumorais conseguem “enganar” o sistema imunológico que por isso considera-as como células comuns. Uma das alternativas que vem sendo estudadas é a imunoterapia , que visa reforçar as células de defesa do organismo e salientar as tumorais, para que o próprio corpo combata o câncer. Um dos pesquisadores pioneiros dessa alternativa, foi sem dúvida , o médico taubateano Dr. José Luiz  Cembranelli.

Dr. Cembranelli foi homenageado pela Câmara dos Deputados em 1976 com o título:

“Patrono da Vacina Anticâncer”, conforme propôs o então Deputado Federal Joaquim Bevilacqua, ex-prefeito de São José dos Campos.

Câncer

O câncer é uma doença que é originada pelo desenvolvimento anormal das células. Existem alguns tipos de câncer que quando descobertos no seu estado inicial possuem tratamento e cura; no entanto, podem se tornar fatais quando descobertos em um estágio mais avançado. Por isso é imprescindível  que as pessoas vivam em estado de alerta, pois todos nós corremos sérios riscos.

É primordial que estejamos mais atentos, sobretudo nos quesitos: alimentação, e isso pode incluir o  consumo exagerado de carnes manuseadas em churrasqueiras, frituras, sódio, bebidas como  refrigerantes, procurar ter uma vida mais saudável, alimentar- se de maneira correta e com alimentos  de preferência orgânicos, sair da inércia do sedentarismo, evitar a exposição ao sol no período das 10  da manhã e às 4 da tarde, usar sempre filtro solar, mesmo em dias nublados.

Alguns termos utilizados

1- Neoplasia, também denominada tumor, é uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo, com tendência para a autonomia e perpetuação.

2-Metástase é a disseminação e crescimento das células TUMORAIS em locais distantes da sua origem.

3-A neoplasia benigna caracteriza-se pelo crescimento lento, normalmente é circunscrita por uma cápsula de tecido fibroso que delimita o tumor, é localizada e não se infiltra ou invade tecidos vizinhos. Na maioria dos casos o tumor pode ser removido totalmente e não existe risco de metástase.

4-A neoplasia maligna (câncer) apresenta um crescimento acelerado e tem a capacidade de invadir os  tecidos adjacentes, podendo desenvolver metástase.

Vacina

Num de seus números a revista “Nature” dedicou parte de sua publicação  aos avanços da imunoterapia no tratamento de câncer. Este método que vem ganhando força no meio científico. Uma das pesquisas destacadas revisita uma técnica ainda do século XIX para o desenvolvimento de uma vacina imunológica. Por volta de 1890, o médico William Coley buscou em bactérias a forma enfrentar este mal. Ele infectou um de seus pacientes com o Streptococcus pyogenes, a bactéria que causa a doença escarlatina, e em questão de semanas, o doente teve uma recuperação significativa. Coley então começou a usar micro-organismos mortos para tornar o tratamento mais seguro e acrescentou mais um tipo de bactéria ao composto. O trabalho bem sucedido do médico – que pelos relatos conseguiu tratar centenas de pessoas, mas cuja história tinha caído no esquecimento – foi resgatada por pesquisadores da empresa canadense MBVax Bioscience.

A nova versão de vacina desenvolvida pela MBVax contém a mesma S. pyogenes e outra bactéria chamada Serratia marcescens, que contém um pigmento estimulante do sistema imunológico conhecido como prodigiosina. Desta forma, as cepas de bactérias mortas pelo calor ativam esse sistema para que ele lute contra o tumor. Entre 2007 e 2012, a empresa vacinou cerca de 70 pessoas em estágio avançado de câncer, incluindo pacientes com melanoma (pele), linfoma (sistema linfático) e tumores malignos de mama, próstata e ovário. Os tumores encolheram em 70% dos pacientes, e 20% entraram em remissão.