Após denúncia no mês passado, o filho da vereadora suplente Andréia Gonçalves (SD) teve sua bolsa cancelada pelo conselho do Simube. Além do garoto, outros três estudantes de medicina também tiveram o benefício cancelado.

O conselho do Simube (Sistema Municipal de Bolsas de Estudo) cancelou as bolsas de quatro alunos do curso de medicina da Unitau (Universidade de Taubaté) após análise das denúncias e defesa dos beneficiários. Dentre os quatro alunos que fraudaram o sistema está o filho de Andréia Gonçalves (SD), vereadora suplente, que omitiu recursos para que ele fosse contemplado.
Como punição, os alunos ficarão impedidos de participar do programa de concessão de bolsas pelos próximos cinco anos. Além do caso do filho da suplente de vereador, os outros três alunos burlaram a regra de não residir por cinco anos na cidade.
A prefeitura informou que o relatório final já foi encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis. Além disso, o paço afirmou que uma nova lista de candidatos contemplados já foi publicada no diário oficial do município.
A polêmica sob o nome de Andréia Gonçalves começou quando uma denúncia anônima foi feita ao vereador Douglas Carbonne (PC do B), que continha o nome do filho de Andréia, que cursa o 1º ano do curso de medicina. Além dele, outros 23 nomes foram analisados e apenas quatro foram constatados irregularidades.
Andréia foi eleita suplente nas últimas duas eleições. Em 2013, foi secretária de Meio Ambiente do governo Ortiz Junior, quando ela ainda era do PV e havia sido indicada, na ocasião, pelo deputado Padre Afonso (PV).
O programa municipal de concessão de bolsas de estudo abraça os seguintes quesitos: custeio (25% a 100% da mensalidade, não sendo obrigatória a restituição ao fundo), pessoa com deficiência e estágio (100% da bolsa, sem restituição ao fundo), bolsa servidor (50% sem restituição ao fundo) e bolsa financiamento (até 100%, mas com compromisso de restituição após o término do curso).