Talentech Tecnologia Ltda  contratada pela Prefeitura para atuar junto à Secretaria de Mobilidade Urbana, é flagrada cometendo impunemente infrações graves no trânsito

 

A Talentech Tecnologia Ltda fornece, instala e faz manutenção de câmeras para fiscalizar motoristas infratores. Seus equipamentos são também utilizados pelo COI assim como os painéis de orientação aos usuários das vias públicas. Ela faz parte do Consórcio Taubaté Vias, contratado pela Prefeitura.

O objetivo é nobre: seus produtos e serviços contribuem para o poder público fiscalizar o confuso trânsito da cidade. Por isso mesmo, era de se esperar que seus veículos fossem os primeiros a respeitar as normas de trânsito vigentes. Ledo engano!

No domingo, 01, por volta de 11h:00 quando transitava pela avenida Charles Schnneider, altura do número 1001, CONTATO flagrou dois veículos dessa empresa cometendo infração de trânsito. Nossas fotos mostram duas equipes e suas viaturas estacionadas sobre a calçada colocando em risco os pedestres que circulavam pelo local.

Flagrados, os funcionários acusaram nossa reportagem de atrapalhar o serviço. Questionados sobre a flagrante irregularidade, o funcionário Marcos ironizou: aproveita e fotografa também o cartão que está afixado no para-brisa do carro. O cartão nos autoriza a estacionar onde for necessário.

O cartão autoriza a estacionar nas ruas e não sobre calçadas. E ainda existe um pequeno enorme detalhe: o cartão se encontra vencido desde dezembro de 2014.

Quando deixava o local, nossa reportagem foi novamente interpelada:” o senhor não pode nos fotografar, eu exijo que as fotos sejam apagadas”, disse um dos funcionários. Depois de um bate-boca, chamou os colegas para fazer pressão mas desistiu de chamar a Polícia Militar, conforme sugestão do repórter, e ainda o ameaçou: “Espero que não aconteça nada com os funcionários. Caso aconteça alguma coisa, nós vamos procurar o jornal Contato”.

Ninguém mais consegue dormir na redação de tanto medo!

Alô, alô, Dona Lola, que não é Lolita, secretária de Mobilidade Urbana, como fica tanta impunidade recheada de ameaças?

 

Outro lado

Dolores Pino, secretária de Mobilidade Urbana, reconhece que as viaturas cometeram pelo menos três falhas: não sinalizar com cones, não manter ligado o giroflex e usar um cartão vencido para estacionar. Informou que já procurou a Talentech e que lhe enviou as fotos registradas por CONTATO. Na sua opinião, os funcionários da empresa não deveriam e nem podem bater boca com munícipes. E concluiu recomendando que todo cidadão que se defrontar com alguma irregularidade deve informar à fiscalização através do telefone 156.

 

Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Trata-se da Lei que institui o Código de Trânsito Brasileiro, cujo Art. 29 diz “O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: (…) [incisos]

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições;

VIII – os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN”.

No caso, era um domingo de pouco movimento nas ruas, não havia urgência, as viaturas não estavam sinalizadas e usavam cartão com validade vencida.

 

Equipes trabalhando e veículos na calçada

Equipes trabalhando e veículos na calçada

 

Cartão de estacionamento com prazo de validade vencido

Cartão de estacionamento com prazo de validade vencido

 

Os dois veículos sobre a calçada

Os dois veículos sobre a calçada

 

Pedestre quase tem que descer da calçada

Pedestre quase tem que descer da calçada

 

Pessoal da talentech trabalhando no painel de LED

Pessoal da talentech trabalhando no painel de LED

 

Vista geral do local

Vista geral do local