A boca de urna aponta para uma vitória apertada de Digão que teria atingido 11 votos garantidos o que teria feito Joffre Neto abrir mão de sua candidatura para lançar Luizinho da Farmácia

 Na reta final, tudo pode acontecer na eleição da Mesa Diretora do Legislativo para a legislatura de 2015. É um dos poucos momentos em que os vereadores se fecham em copas, literalmente. Acordos e promessas só são trocados entre os parlamentares. E olha lá!

Esse ano, dois candidatos entraram em campo. De um lado, o tucano Digão e de outro o socialista Joffre Neto. Apesar de serem do mesmo partido, prefeito Ortiz Jr teria abandonado Digão e estaria dando uma mãozinha para Joffre.

De concreto mesmo, foi o empenho de Joffre. Acostumado a ser pedra, o socialista tem se portado mais como líder de governo, ofuscando João Vidal, o líder de direito e colega de legenda. Joffre, portanto, se expôs pela primeira vez na vida política como vidraça.

No almoço de hoje, terça-feira, 09, na casa do vereador Bilili (PSDB), compareceram 12 vereadores que, em tese, estariam fechados com Digão. Luizinho, porém, revelou que não votaria no tucano. Mas não revelou que já tinha fechado acordo com Joffre Neto que abriu mão de sua candidatura para a poiar Luizinho. Naquela altura, o placar que registrava 12 votos pró Digão X 07 para Joffre, mudava para 11 X 08. Lembre-se que votam apenas os 19 vereadores.

O voto do comunista Douglas Carbone que chegou ao almoço ao lado de Luizinho era dado como certo para os apoiadores de Joffre. Se essa hipótese se confirmasse, o placar registraria 10 X 09. Apenas um voto de diferença. Um pouco de pressão bem sucedida poderia mudar o jogo.

Luizinho não atendeu as chamadas do CONTATO. Porém, um veterano parlamentar garantiu que está garantido o placar de 11 X 08. Mas que se tudo desse errado e Carbone aderisse ao Luizinho, o resultado final seria de 10 X 09. Porém, esse mesmo veterano garantiu que é mais fácil ocorrer migração de lá (Luizinho) para cá (Digão) do que ao contrário.

Se amanhã esses números forem confirmados antes mesmo da votação formal, Luizinho deverá retirar sua candidatura e Digão será eleito com o apoio dos 19 vereadores, salvo um ou outro que poderá marcar posição votando em si mesmo. Seria um tipo de WO parlamentar.

PS: W.O. é abreviatura de walk over, termo usado quando a vitória é dada a um dos competidores graças à desistência do outro.

 

Curtas

1) Tem companheiros acompanhando com lupa a votação dos petistas Salvador Soares e Vera Saba. O foco desse pessoal é a eleição municipal de 2016. Soares deverá votar no tucano Digão. Seus “companheiros” alegam que ele estaria infringindo as resoluções dos diretórios Nacional e Estadual que pregam o confronto com o PSDB. Tia Anastácia disse que no seu tempo se dizia que iriam fritar alguém dentro do próprio partido. No caso, o PT

2)  Joffre Neto contesta a versão na qual ele aparece como verdadeiro líder do prefeito Ortiz Jr. E mostra o pau ao afirmar que move três processos judiciais contra Mariana Oliveira, filha de Geraldo Oliveira, ortizista de cinco costados e secretário de Desenvolvimento e Inovação. Sua filha é enfermeira-chefe do Pronto Socorro fez ataques pesados ao vereador em sua página do Facebook por causa das críticas que ele teria feito ao PSM.