Confira os temperos de Tia Anastácia para a edição 615 do Jornal CONTATO

Eleições

As eleições de 2014 ocorrerão no dia 5 de outubro. Quem quiser ser candidato nessas eleições deve estar filiado a algum partido político pelo menos um ano antes. É o que diz a lei. Com isso, o processo de negociação e barganha entre dirigentes partidários e possíveis candidatos foi intenso nos últimos dias.

Peixoto no PEN 1

O ex-prefeito Roberto Peixoto filiou-se ao nanico Partido Ecológico Nacional (PEN). A negociação se deu diretamente com o Diretório Nacional do PEN. O intermediário das conversas entre o ex-prefeito e os dirigentes nacionais foi um assessor do prefeito de Tremembé, Marcelo Vaqueli. A ideia é lançar Roberto Peixoto a candidato a deputado estadual.

Peixoto no PEN 2

Sabe quem é o presidente interino do Diretório Municipal do PEN? João Paulo Bizzaria, que até o dia 25 de setembro estava filiado do PSDB. Além de ser tucano, o moço é amigo pessoal do prefeito Ortiz Júnior (PSDB). A proximidade é tamanha que a irmã de Bizzaria assumiu funções importantes no Palácio do Bom Conselho e virou a chefe de gabinete de fato do governo.

Peixoto no PEN 3

O presidente do Diretório Municipal foi procurado pelo sobrinho mais serelepe de Tia Anastácia e confirmou a filiação de Roberto Peixoto. Por quê? “Eu não decidi nada. Foi uma ordem de cima pra baixo. Eu dei minha opinião contra, mas a cúpula nacional do PEN achou melhor filiá-lo. Eu falei para o diretório nacional ‘eu acato a decisão e vocês me dão autonomia nas eleições de 2016. Fizemos um acordo”, declarou Bizzaria.

Peixoto no PEN 4

Se realmente for candidato, Roberto Peixoto tem chances reais de ser eleito em 2014 porque o PEN criou um sistema para eleger candidatos com baixa votação. Então, fica a pergunta: se o PEN resolver apoiar a reeleição de Ortiz Júnior (PSDB) em 2016, o deputado estadual do PEN vai apoiar outro candidato? “Vixi, isso aí mais parece o samba do crioulo doido”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

Gladiwa no PSOL 1

Outra defecção no PSDB foi a advogada Gladiwa Ribeiro. Ela foi chefe de gabinete de Bernardo Ortiz (PSDB) na FDE e uma das principais testemunhas de acusação no processo movido pelo Ministério Público. Gladiwa filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Gladiwa no PSOL 2

Segundo Fernando Borges (PSOL), presidente do partido em Taubaté, a cúpula partidária submeteu a filiação da ex-tucana ao crivo de uma plenária. Após, a reunião ficou decidido que Gladiwa Ribeiro seria recebida de braços abertos.

Gladiwa no PSOL 3

“Ela [Gladiwa Ribeiro] teve coragem de denunciar os esquemas de corrupção do PSDB e é bem vinda ao nosso partido pela sua formação no âmbito dos direitos humanos, mas principalmente pelo enfrentamento tucano. Ex-tucano e ex-petista são todos sujos. Agora, como a Gladiwa está no PSOL, o passado deve ser esquecido. No PSOL ela terá um lugar mais digno para militar”. Cofiando suas madeixas Tia Anastácia apenas com comenta com um estranho sorriso nos lábios: “Se alguém entendeu, me explica, por favor”.

Solidariedade 1

Ser “dono” de um partido é um passaporte para se obter vantagens de toda ordem no sistema eleitoral brasileiro. Por isso mesmo, foi disputadíssimo o controle do Diretório Municipal do Partido da Solidariedade, criado recentemente pelo Paulinho da Força Sindical. Estava tudo certo para o vereador Digão (PSDB) assumir o comando da nova sigla na terra de Lobato. Tucanos de alta plumagem participaram das negociações para trazer mais um partido para o grupo do prefeito Ortiz Júnior (PSDB).

Solidariedade 2

Porém, eis que, aos 48 do segundo tempo, o grupo do deputado estadual Padre Afonso (PV) deu um chapéu em todo mundo e passou o comando do Partido da Solidariedade para Andreia Gonçalves, assessora do parlamentar e esposa do chefe de gabinete do padre deputado na Assembleia Legislativa. Márcia, irmã de Andreia, também assessora do parlamentar, já é presidente do PR em Taubaté.

Solidariedade 3

Agora, só falta a confirmação dos boatos que tomaram conta das rodas políticas nos cafés da Praça Dom Epaminondas de que Padre Afonso (PV) teria rachado com a família real que o assessorava. “É difícil, mas não impossível”, filosofa Tia Anastácia.

Invasão de território

Causou profundo desconforto a reunião ocorrida em Taubaté com a presença do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB). Uma das organizadoras do encontro teria sido a mulher de Edson Quirino, o Chacrinha, chefe de gabinete do prefeito Ortiz Júnior (PSDB). “Será que os candidatos tucanos de Taubaté foram avisados?” pergunta Tia Anastácia para seus botões.

Raio-X 1

Deu xabu o Pregão Presencial 314/2013 realizado pelo Palácio Bom Conselho para contratar empresa especializada em prestação de serviços de exames de imagem (raio-x, ultrassom, ressonância magnética, biópsia por pulsão e tomografia computadorizada). O valor estimado do serviço era de R$ 5,4 milhões pelo período de 12 meses.

Raio-X 2

Na quarta-feira, dia 1º, seriam conhecidas as propostas das empresas interessadas. Para surpresa dos inquilinos do Palácio do Bom Conselho, a única oferta apresentada, pela empresa WK Diagnose, estava salgada e inviabilizou a licitação.

Raio-X 3

O que teria provocado tanto desinteresse? Um dos motivos seria o contrato por apenas 12 meses, período pequeno demais diante dos investimentos necessários para a execução do serviço. Há pressa para colocar mais um edital na rua. O próximo deve ser publicado em 10 dias e com ampliação do tempo de contrato, que deve saltar para 24 meses. Enquanto isso, os inquilinos do Palácio Bom Conselho (e a população) ficam reféns do humor dos gestores da Pró-visão. Oremos!!!

Correção

Diferente do que foi informado na edição 613, o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) disse para Sandra Tutihashi, representante do governo do estado na saúde, que estuda a possibilidade de encampar o Hospital Universitário e não o Hospital Regional. Mesmo assim, Tutihashi prometeu manter os investimentos no HU.

Me poupe!

Email enviado pelo departamento de Comunicação informa literalmente: “A Prefeitura de Taubaté interditou na tarde desta terça-feira, dia 01, o trecho entre as Avenidas Emílio Whinter e Tiradentes para a retirada do canteiro do cruzamento”. Tia Anastácia promete uma coleção do Jornal CONTATO para quem souber qual é o “trecho”.