Amigo de Lúcia e Edmauro, Mestre Sebe, um dos mais respeitados estudiosos de história oral do planeta, enviou uma carta pessoal ao seu amigo Edmauro, que acabara de adentrar ao clube dos viúvos na segunda-feira, 39 de julho. CONTATO convenceu-o a divulgação dessa singela homenagem por ocasião da perda de Lúcia, sua paixão ao longo de 55 anos

CARTA A UM JOVEM VIÚVO

Meu caro amigo Edmauro.

Não estranhe o título desta carta, escrita com o zelo de quem quer ser solidário. Não somos mais os moços que fomos, mas seremos sempre jovens na viuvez. Restam poucos casais que atravessam décadas unidos. Somos assim afortunados e até podemos reivindicar que Augustin Lara, quando escreveu “solamente una vez” estava se inspirando em exemplos como os nossos:  Solamente una vez/  ame en la vida/ solamente una vez/  y nada mas/ Una vez, nada mas/ en mi huerto brillo la esperanza/ la esperanza que alumbra el camino/ de mi soledad. E não bastasse completou: Una vez, nada mas/ se entrega el alma/ con la dulce y total/ renunciación/ y cuando ese milagro realiza/ el prodigio de amarse/ hay campanas de fiesta que cantan/ en el corazón.

Sandra e Lucia recortada

As comadres Lúcia e Sandra Lanfranchi na festa do ELO de 2011

É isto mesmo meu amigo. Tenha claro que a cena que serve de fundo para tanta tristeza é a garantia de que fomos bem-aventurados em nossos enlaces (e que bonita esta palavra, não?). É exatamente por isto que dói tanto. Arde pelo companheirismo, pelos momentos afinados, pelos acertos nos desatinos. O vazio assombra… Gosto muito de uma série de sermões do padre Vieira, intitulados “do Mandato”, onde ele cuidadosamente explica que a imensidão do sofrimento de Cristo não se deu pela morte na cruz, mas sim pela ausência, por três dias de separação, quando no Santo Sepulcro, sentiu a agonia da ausência e distância. É assim, e se alguma beleza há nas tristezas, a mais sutil delas é, em primeiro lugar, a compreensão do vazio.

Meu caro amigo, repito sempre que a palavra mais importante do dicionário é aceitação. Como verbo, no entanto, é difícil conjugar na primeira pessoa: eu aceito. Nossa!… Mas o exercício é redentor. Depois de anuências, só depois disso, começamos a pensar em novos céus. E é vital acreditar que há sobrevida e que temos que fazer projetos. Fazer projetos, meu caro Edmauro… Projetos de continuidade. A vida não é e nem será mais a mesma coisa, garanto. A dureza do enfrentamento dos detalhes solapa chãos. O quadro, o perfume, a panela, o travesseiro vazio, o jeito de dobrar a roupa, as referências, os filmes… Tudo, meu caro, tudo precisa virar saudade. Nem adianta cobrar nada do destino. É exatamente por isto que o luto é importante. Tão significativo que não se resume no tom preto que, metaforicamente sinaliza a inexistência de cor alguma. É, aliás, muito mais do que isto, é ir até o fundo do subsolo e começar o retorno. E sair soberano e até agradecido de ter vivenciado o que nos foi dado experimentar.

Festa ELO

Marília e Sérgio Badaró com Lúcia e Edmauro em uma festa de amigos da mesma geraação

E há os filhos, os netos, os parentes. Há os amigos (tantos e bons). E ainda há os que virão. A viuvez será eternamente jovem, mas nós podemos amanhecer em viagens, leituras, atenções variadas, novos projetos. Há os que reinventam outros amores, mas isto não é urgente e nem imperioso. Eu preferi continuar só e estou bem. A premência do imediato implica silêncio e intimidade pessoal. Edmauro, escrever faz bem. Foi assim que seu pai fez poemas e, na proximidade do dia dos pais eis o recado dado por ele: e quem amou e teve o lar desfeito/ eternamente o terá no peito/ a dor suave triste de uma saudade.

Meu melhor abraço é seu.

José Carlos