Por Marcos Limão / Foto Thalita Azevedo

Presidente estadual do PSDB, o deputado estadual Pedro Tobias apareceu na Avenida 9 de Julho, em Taubaté, na tarde desta segunda-feira, dia 1º, para reforçar a campanha de Ortiz Júnior (PSDB) rumo ao Palácio Bom Conselho. Ele esteve acompanhado pelo ex-prefeito José Bernardo Ortiz (PSDB).

Poucas pessoas na terra de Lobato conhecem o deputado estadual, mas a visita dele serviu para reforçar o apoio do partido a Ortiz Júnior, acusado pelo Ministério Público de colaborar para a formação de um suposto cartel na Fundação para o Desenvolvimento da Educação, então presidida pelo ex-prefeito José Bernardo Ortiz (PSDB ), para a compra de mochilas para a rede estadual de ensino. Antes, no dia 25, já haviam estado em Taubaté o deputado federal José Anibal e o secretário-geral do PSDB em SP Cesar Gontijo.

Afirmando que representava o governador Geraldo Alckmin (PSDB), Pedro Tobias disse que existe uma “campanha orquestrada” para prejudicar Ortiz Júnior e que o partido representará contra os promotores junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. “Não podemos pisar em cima da moralidade de alguém por causa de eleição”, disse Tobias.

Para Bernardo Ortiz, o MP virou um “comitê eleitoral do PT”. Ele atacou duramente os promotores que assinaram a petição. “O promotor é um canalha. Entregou para a imprensa antes de entregar [a denúncia] para o juiz”, declarou. Sobre o dia-a-dia da campanha, o ex-prefeito afirmou que faz reuniões e que nesses encontros o caso da FDE nem chega a ser discutido. Em um eventual segundo turno, para Bernardo Ortiz (PSDB), será formado uma frente de todas as coligações contra Ortiz Júnior, com uma mínima possibilidade de Antônio Mário Ortiz cerrar fileiras com o primo Bernardo Ortiz. “Essa é uma campanha que gerou ódio”, desabafou o ex-prefeito.

Durante o final de semanal, o panfleto apócrifo entrou em ação. Ele falava sobre a FDE. No centro da cidade, CONTATO encontrou diversos deles jogados ao chão.

Fazendo uma campanha sem ataques até agora,  a coligação de Ortiz Júnior iniciou a veiculação na TV um vídeo em que o Ex-Presidente Lula pedindo votos a Roberto Peixoto nas eleições de 2008 e disse o atual prefeito prometeu remover a linha férrea do centro da cidade e cumpriu.