Por Paulo Lacerda

Acontecerá uma nova audiência na Câmara Municipal de Taubaté para debate a alteração do zoneamento de uma área que compreende 6 milhões de m², na esquina entre as rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, também conhecida como “esquina do Brasil”. A audiência será na próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 19h.

O projeto de lei que prevê a alteração do local de área de transição para a classificação de zona turística, comércio e serviços correlatos, por iniciativa do Executivo, embasa-se em projetos turísticos inovadores que já teriam sido arquitetados pelos inquilinos do Palácio Bom Conselho.

De acordo com o projeto, o governo pretende aumentar a oferta de emprego e a visibilidade de Taubaté no cenário nacional, em virtude dos grandes eventos esportivos que ocorrerão em breve.

 A solicitação da audiência foi feita pelo presidente do PSDB em Taubaté e presidente da Comissão de Justiça da Casa, vereador Digão, para que a sociedade pudesse avaliar o projeto de zoneamento. A primeira audiência aconteceu no dia 17 de maio. Entretanto, como não havia representantes da Prefeitura, uma nova audiência foi marcada.   

Segundo o tucano, Dennis Diniz e José Antônio Saud, respectivamente, secretários de Planejamento e de Turismo, tiveram compromissos naquela data, mas que estão dispostos a discutir o projeto.

“É uma proposta interessante, pois o local é um dos mais valorizados do Brasil, fica a uma hora do litoral, a pouco mais de uma hora de São Paulo, do aeroporto internacional. Temos que valorizar muito aquela área e discutir com o governo o que será implantado lá. Mas, se não tiver um projeto definido, fica difícil”, ponderou Digão.

 Já o vereador de oposição, Salvador Soares (PT), lamentou que mais uma vez a Prefeitura esteve ausente em uma audiência pública realizada pela Câmara (as demais foram a de transporte público e a de conselhos municipais). O petista sugeriu investimentos alternativos, como a reforma no estádio Joaquim de Morais Filho, para que ele se torne um complexo esportivo.