Um dos momentos mais emblemáticos promovidos pela comunidade taubateana é a semana Monteiro Lobato

Ao longo de muitos anos a gente vem festejando nosso escritor maior, que também é o maior escritor do Brasil. Por nossas características históricas de cidade transformadora, nos sentimos identificados com ele e o destino que o tirou daqui e o levou para que todo o país admirasse sua inteligência e o implacável poder de convencimento do seu texto. O encantamento de Lobato, seu poder de sedução, está no estilo belo e sofisticado de conduzir a prosa.

O poder da intelectualidade, a expressão da personalidade e o próprio comportamento existencial fazem dele uma referência importante para aqueles que não temem sonhar. “Homem que não bebe, não pita e não tem faca de ponta… não é homem”.

Escrevia para crianças, como um adulto. Lobato, suponho, odiava nhém-nhém-nhém…

Ver nossa histórica semana comemorativa sendo conduzida pelo jovem taubatherium Pedro Rubin, o boss do Almanaque Urupês, me ensina que as pessoas passam e as grandes idéias vão ficando, vão se reformulando e criando elos que unem as gerações que se sucedem e personalizam a cidade criando uma linguagem tribal e uma história única.

O que mais me agrada na semana Monteiro Lobato é a sensação de júbilo por me sentir parte dessa comunidade que conseguiu produzir um personagem tão significativo para a vida das pessoas, como foi Lobato.

Andar pelas mesmas ruas por onde ele passou e me orientar como ele se orientava para ir de um lugar ao outro mexem com valores profundos; eu também sou um sonhador e também andei por essas ruas querendo mudar o mundo. Eu também saí pela vida sabendo que “no começo tudo é sonho”. Até hoje, depois de ter andado por esse mundo enfrentando os dragões do impossível, continuo sonhando com o novo, continuo pensando que tudo é possível.

Todas as vezes que me aparece pela frente o fantasma dos zumbis que só acreditam no pão com manteiga, me deixo enlouquecer por esse “taubateanismo Lobateano”, e isso faz toda a diferença. Foi assim que consegui manter viva a música caipira e suas características mais importantes para que não perdêssemos essa referência essencial.

Que todos festejem a Semana Monteiro Lobato com o coração em festa. Não é qualquer comunidade que tem o privilégio de poder se unir em torno de um filho tão transformador como Lobato.

 

Por Renato Teixeira, renatoteixeira@jornalcontato.com.br