por Rodrigo Bustamante

Os secretários Sidney Beraldo e Edson Aparecido, respectivamente das pastas da Casa Civil e Desenvolvimento Metropolitano, estão em Paris para representar o Governo do Estado de São Paulo no lançamento oficial da candidatura da capital paulista como sede da Expo Universal 2020, que acontecerá nesta quinta-feira, 22.

É a primeira vez que uma cidade sul-americana estará disputando para receber o evento que é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas e para a Copa do Mundo. Ficará a cargo de Beraldo a apresentação da candidatura da cidade paulistana para os membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE), órgão composto por 161 países e responsável pela escolha da cidade vencedora, a ser anunciada em novembro de 2013. Além de São Paulo, irão concorrer outras quatro cidades: Izmir (Turquia), Ekaterinburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes) e Ayutthaya (Tailândia).

Durante a sua exposição, o chefe da Casa Civil deverá apresentar os compromissos assumidos pelo Palácio dos Bandeirantes para conquistar a Expo 2020, apresentando os investimentos paulistas que serão destinados à mobilidade urbana a fim de garantir o acesso dos visitantes ao local do evento, no bairro de Pirituba. “Vamos investir em transporte sobre trilhos e acessos rodoviários para beneficiar não apenas os frequentadores da Expo 2020, mas também deixar um legado permanente para a cidade de São Paulo”, explica Beraldo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, as propostas aprovadas pelo governador Geraldo Alckmin vão fortalecer a candidatura de São Paulo. “O dinamismo multicultural e a pujança econômica da capital nortearam a escolha do tema da exposição paulistana: Força na diversidade; harmonia de seu crescimento”, enfatiza Aparecido.

História do evento

As Exposições Universais surgiram no século XIX, com o intuito de fomentar a inovação, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, sendo realizada pela primeira vez em Londres, no ano de 1851, que reunindo diversas novidades do mundo inteiro numa só feira, que além de ser divulgadora do da área de ciências, técnica, cultura e arte, era um encontro de negócios que visava fomentar a indústria e promover apresentações públicas de novas invenções. No século XX as Exposições Mundiais ocorreram em vários países do mundo, predominantemente na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Todas elas foram fundamentais para revitalização de áreas urbanas degradadas, projetos arquitetônicos e novas tecnologias. A registrar: nunca uma exposição mundial foi realizada na América Latina.