Por Karolina Alvarenga / Foto Paulo Lacerda

Prefeitura de Taubaté, Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e concessionária Ecopistas chegaram a um consenso sobre o projeto de prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto. Foram três anos de impasse com o então Governo Peixoto. Por fim, foi definido o novo traçado da obra de Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto até Oswaldo Cruz.

Segundo assessoria de imprensa do Palácio do Bom Conselho, “procuramos passar por um menor número de moradias, porém obtivemos a informação de que não haveria a possibilidade de atravessarmos a tubulação de Gasoduto que passa por aquela região, pois além de causar riscos com impactos ambientais, por se tratar de um material altamente inflamável. O risco é eminente. Por se tratar de uma região com muitas diferenças de nível, sem o levantamento topográfico do local não obtivemos sua extensão exata”.

A Prefeitura destacou ainda que as áreas que serão afetadas passarão grande parte por pastagens, onde haverá desapropriação pelo Governo Estadual, por meio de Decreto de Utilidade Pública. Após essa definição, o próximo passo será a Ecopistas elaborar um novo projeto com estudo de impacto de vizinhança e ambiental. “Provavelmente terá uma nova Audiência Pública para a apresentação dos estudos e relatórios de estudo impacto ambiental EIA/RIMA, anuências dos Órgãos Ambientais como CETESB/DAEE, etc”, informou o Executivo por meio de nota.