A cerimônia de posse aconteceu no Sedes com direito a discurso emocional do tucano que fez várias promessas para uma Taubaté melhor

Nathália de Oliveira

A virada de ano é o momento para avaliar os acontecimentos e traçar novas metas para o ano que se inicia. Mudanças são programadas para começar um novo ano renovado. Para Taubaté, porém, os próximos quatro anos não deverão ser esperadas muitas novidades. Reeleito depois de tumultuado processo marcado por acontecimento inédito como seu rejulgamento pelo TSE, Ortiz Júnior (PSDB) volta à Prefeitura e consegue eleger uma mesa diretora submissa para a Câmara Municipal. Parece um enredo de roteiro “tudo será como antes”.

Na tarde deste domingo, 01, foi realizada no Sedes a cerimônia de posse do Prefeito, do vice-prefeito Edson de Oliveira (PSD) e dos 19 vereadores. Momentos antes, uma violenta chuva, com direito a granizo, castigou Taubaté. Seria um sinal para o que há de vir nos próximos anos? A sorte é que o auditório da escola escapou da enchente generalizada. Caso contrário, convidados e políticos poderiam sofrer com as goteiras.

Após a posse formal, Ortiz Júnior utilizou o palanque para realizar um pronunciamento carregado na emoção. Agradeceu ao apoio de seu pai e da família presentes na plateia, e também a Deus pelo “milagre” que o teria salvado no (re)julgamento do TSE. Concluiu o discurso com um grito emocionado de “Viva Taubaté”!

unnamed (2)

Crédito: Fernanda Maria/CMT

Caixa

Em seu discurso, o prefeito realizou traçou um paralelo entre a prefeitura que encontrou em 2013 com a de 2017. “Nós tomamos posse da prefeitura no dia primeiro de Janeiro de 2013 e assumimos a prefeitura em um estado lamentável. Se fosse uma empresa privada ela estava pedindo uma concordata judicial na Vara da Fazenda Pública de Taubaté”, afirmou.

O prefeito também afirmou que a prefeitura, hoje, não deve um centavo porque “honrou no dia 31 de dezembro de 2016 todos os seus compromissos. Pagamos o 13º [salário] e todas as horas extras”.

No ano passado, arrecadação municipal ficou bem abaixo do que a esperada. Foram arrecadados apenas R$ 763.856.486,62, quando a expectativa era de R$ 1.065.500.000,00.

15823160_1722105958028882_2568242305870834654_n

Crise

Ortiz Júnior ressaltou que 2017 será um ano mais para o Executivo e pediu ajuda para os vereadores e secretários para manter a cidade. “Vocês têm que ir à rua, o período de planejamento já acabou. Agora a gente tem de acompanhar de fato a execução dos serviços do dia a dia. Vocês [secretários] vão ter uma cobrança redobrada para que a gente possa entregar à população e retribuir a ela o que nos fez neste momento e reconhecendo o trabalho de quatro anos”.

Crédito: Fernanda Maria/ CMT

Crédito: Fernanda Maria/ CMT

Compromissos

O prefeito afirmou que as duas grandes prioridades para este ano são o Plano Diretor, que, de acordo com o tucano, está pronto e em breve será encaminhado à Câmara, e a reforma do Plano de Carreira do servidor público, que há 26 anos não tem mudanças.

Ele também firmou compromisso na Educação. De acordo com Ortiz Jr, no mandato 2013/16 foram abertas 500 novas vagas no Ensino Infantil. O compromisso para este mandato são 1.000 vagas para suprir a necessidade do município.

O tucano também disse em seu discurso que se encontrou com o Governador Geraldo Alckmin no dia 31 de dezembro que lhe teria garantido que as obras do AME, Ambulatório Médico de Especialidades, e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que estavam paradas, serão retomadas neste ano.

“Temos mais 4 anos de um grande desafio pela frente. Em 2013, tínhamos uma prefeitura quebrada, agora temos uma prefeitura com as contas ajustadas. Eu quero Taubaté não mais a 32ª melhor cidade com até 500 mil habitantes para se viver no país, mas nos próximos 4 anos entregar [vou] Taubaté entre as 20 melhores cidades. Eu não vou sossegar enquanto não cumprir esse sonho”, finalizou Ortiz Júnior.

unnamed (1)
(Daqui a pouco, os bastidores da eleição para a Mesa Diretora da Câmara, marcada por traições e promessas que fariam corar muitos políticos profissionais de Brasília)