foto Allan Torquato/UNITAU

Universitários recebem bolsa de estudo para intercâmbio

A Universidade de Taubaté (UNITAU) entregou na última quinta-feira, 08 de novembro, bolsas de estudos que possibilitará a alunos a realização de intercâmbio no Chile e na Espanha.

O quartoanista de Engenharia Mecânica Alan Martinez Vargas Souza e Regiane Prado de Barros, que cursa o 3º ano de Engenharia Civil foram contemplados pelo Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades 2012. Os alunos, que passarão seis meses no país sul-americano, irão estudar disciplinas compatíveis com a graduação cursada no Brasil. Já os alunos Alan Alves Brito Conceição, do 4º ano de Economia, e Marcos William Monteiro Dias, do 5º de Engenharia Elétrica e Eletrônica, os alunos foram agraciados pelo Programa de Bolsas Top Espanha para um curso intensivo de espanhol na Universidad de Salamanca, na Espanha, após obterem as melhores notas da UNITAU, em 2011.

De acordo com o Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, é muito importante para a Universidade proporcionar aos bons alunos novas oportunidades de crescimento profissional, além de incentivar o intercâmbio entre a Universidade e outras instituições de ensino no exterior.

Docente recebe titulo com reconhecimento mundial em Dermatopatologia

A professora Márcia Lanzoni de Alvarenga, que leciona a disciplina de Patologia Especial no curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) e também é colaboradora do Estágio de Especialização em Dermatologia, passou pela última fase do exame de Certificação Internacional de Dermatopatologia (International Board Certification in Dermatopathology).

A educadora é a primeira profissional do Vale do Paraíba a receber o titulo. O exame que possibilitou a certificação foi realizado no mês outubro, durante o Congresso Internacional de Dermatopatologia, em La Paz, na Bolívia, e contou com três fases de avaliação (uma teórica e duas práticas). “O título é uma conquista pessoal e coletiva. Fiquei contente e satisfeita. É muito gratificante ver o resultado do nosso esforço”, afirma a professora, que faz parte do corpo docente da medicina da UNITAU desde 2006.

Estão abertas as inscrições para programas de bolsas de iniciação científica

 A UNITAU está com inscrições abertas para o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PicVol). Ao todo, 28 bolsas serão contempladas aos alunos interessados em desenvolver pesquisas científicas.

Os estudantes agraciados com a PIC receberão desconto nas mensalidades como valor do benefício. Os bolsistas da PicVol não contaram com o incentivo, mas terão a disposição a estrutura da Universidade e do apoio do corpo docente para realização dos trabalhos. Os benefícios têm duração de um ano e são prorrogáveis por mais um – eles valerão a partir de 2013. O objetivo do programa de bolsas é incentivar os estudantes a atuar na área da pesquisa científica, além de prepará-los para um possível mestrado e doutorado que venham a realizar no futuro.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de novembro. Para isso, é necessária a realização de um cadastro e o preenchimento de um formulário – a documentação deverá ser entregue nas secretárias dos cursos. As orientações estão disponíveis no site http://bit.ly/SzyFiV.