Onde estarão em 2050 os tenentes de 2020?

O general Pazuello assumiu o Ministério da Saúde com 15 mil mortos pela pandemia e deixou o cargo, dez meses depois, com mais de 300 mil cadáveres nas costas. Pazuello não tinha nenhuma credencial para o posto e ainda exibiu subserviência degradante ao genocida. “Um manda e o outro obedece” é sua frase que ficará para a história.

O desastre Pazuello contamina a imagem do Exército e a dos militares que decidiram trilhar o caminho de volta para a política, da qual haviam se afastado (ou pareciam ter se afastado) desde que o general Figueiredo deixara o Palácio do Planalto pela porta dos fundos, em 1985, pedindo: “Me esqueçam”. Por que voltaram?

O general respondeu ao tenente “Um manda e outro obedece”

Pistas podem ser encontradas na análise do coronel da reserva Marcelo Pimentel em artigo para o livro “Os Militares e a Crise Brasileira” (organizado por João Roberto Martins Filho) e também em alentada entrevista para o podcast “Roteirices”, de Carlos Alberto Júnior. Pimentel é um crítico da participação política dos fardados, que considera um risco à consolidação do Estado democrático de Direito. Identifica na atuação deles o que chama de “Partido Militar”, que cultiva autoimagem “salvacionista” e tem fundo ideológico antiesquerda.

“Partido Militar” tem pauta corporativa (bem-sucedida em questões previdenciárias e orçamentárias), ocupou espaço de forma “massiva” em ministérios, estatais, autarquias e agências reguladoras e tem base militante bastante ativa em redes sociais, onde se conecta com o eleitorado civil. São comportamentos, na visão do analista, de um partido político, com um projeto que iria além de Bolsonaro e que só pode ser contido se as Forças Armadas entenderem que seu lugar é na “retaguarda” do cenário interno, dentro da “estrita constitucionalidade”.

Para Pimentel, o envolvimento da caserna na política pode gerar efeito nocivo de longo prazo sobre a jovem oficialidade, polícias militares e órgãos de segurança pública. A pergunta que ele deixa é: onde estarão os tenentes de 2020 em 2050? Nos quartéis ou nos ministérios?

* Jornalista e escritora autora dos livros “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil” e “A Mata Atlântica e o Mico-Leão-Dourado – uma história de conservação”.