Lewandowski reduzidaDaniel Aarão Reis, professor de história contemporânea da UFF escreveu:

Impeachment, golpe e democracia

A narrativa do golpe e as comparações com as crises do período anterior a 1964 não resistem a uma análise crítica.  O impeachment é hipótese ancorada na Constituição de 1988 que, a despeito de avanços substanciais, manteve vários aspectos autoritários, entre os quais,  o dispositivo altamente arbitrário do impeachment.

As forças politicas conservadoras, hegemônicas, infelizmente acompanhadas pelas esquerdas, não suscitaram o debate sobre o impeachment – medularmente autoritário e antidemocrático, porque atribui a algumas centenas de pessoas o “direito” de depor um presidente eleito por dezenas de milhões de votos. Poderia – e deveria – ter havido uma discussão sobre o plebiscito revocatório, este, sim, um mecanismo democrático de deposição, pelo voto popular, de um mandatário eleito pelo povo. Entretanto, não houve debate sobre o assunto.

Mais tarde, quando Collor foi derrubado por ampla frente política, prevaleceu também o silêncio. Mais um erro – grave.  Armou-se um precedente. Em seguida, petistas e outras esquerdas tentaram novamente acionar o impeachment para  depor FHC, eleito igualmente por dezenas de milhões de votos. A história agora se repete – o impeachment de Dilma é um atentado à democracia, mas o atentado se faz à sombra da lei, da Constituição, é um atentado legalizado.

Tentar esconder este fato e mergulhar na discussão jurídica é perder de vista que um presidente sofre impeachment por considerações de ordem política – argumentos e contra-argumentos jurídicos sempre serão esgrimidos, mas são folhas de parreira para esconder a vergonha. E a vergonha é que há aí um câncer antidemocrático – o impeachment é este câncer. Uma reforma política democrática deverá extirpar o impeachment da Constituição, substituindo-o pelo procedimento do plebiscito revocatório. Enquanto isto não for conseguido, a sociedade continuará refém de elites políticas e de suas inclinações antidemocráticas.

*****

Renan

Dora Kramer, colunista do Estadão, escreveu nesse domingo, 04, um pequeno enorme detalhe do acordão realizado nos bastidores

Estilo é o homem

Em meio às tratativas para conseguir separar a cassação de Dilma da pena de inabilitação para funções públicas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que só viajaria com Temer para a China depois de lido o requerimento de urgência para a proposta de aumento do teto salarial do Poder Judiciário.

No mesmo dia da votação do impeachment, Renan pôs o assunto na pauta do Senado, mas o requerimento não foi lido e mesmo assim ele viajou, deixando Lewandowski no ora veja. Como havia deixado os defensores do impeachment (Michel Temer incluído) horas antes na defesa da anistia parcial a Dilma.