Cláudio Nicolini e Sidney Salles Barbosa foram homenageados pela Câmara Municipal em solenidade comemorativa ao dia da imprensa, na segunda-feira 02 de junho. Apesar de dois radialistas, a escolha este ano foi muito feliz.

Segundo o vereador Douglas Carbone (PCdoB), o jornalista “planta todos os dias uma semente de esperança ao fazer da notícia um instrumento de dar vozes aos sem voz”.

Para Claúdio Nicolini, “A imprensa tem um papel importante no desenvolvimento da nação, tem que ser livre, aberta, plural, ser dura quando necessário para que tenha respeito da população”. Nicolini deixou recentemente a rádio e TV Band Vale, onde trabalhou por mais de 16 anos, para assumir a coordenação da CCR FM. Ele começou a trabalhar em 1990 na rádio Clube AM de São Manoel, onde nasceu. Cinco anos depois começou o curso de Jornalismo na Unitau.

Sidney Barbosa é um veterano em comunicação social onde milita há mais de 30 anos. Para ele, “A imprensa, que no passado era considerada o terceiro poder – ou quarto –, hoje não passa de mais um grupo de pessoas que luta para ver este país melhorar. O exercício da profissão está tão em baixa no Brasil que nem o diploma é obrigatório. O que falar das rádios de Taubaté – e eu tive o prazer de trabalhar em três – que estão fracas em termos de jornalismo crítico, opinativo?”

Barbosa formou-se radialista 1979 pelo Senac, e em jornalismo em 2004 pela Unitau. Iniciou sua carreira na rádio Difusora, em 1995, como responsável pela editorial de polícia, política e esportes. Passou pelas rádios Cacique e Jovem Pan, como apresentador diário do Jornal da Manhã. Durante a cerimônia, fez questão de lembrar: “Só a Câmara de Taubaté lembra esta data”, com relação ao reconhecimento aos profissionais da imprensa cada vez mais escasso.

O presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó, prestigiou o evento e fez coro com Barbosa reforçando que são poucas Câmaras Municipais que mantêm essa iniciativa de reconhecer profissionais que são responsáveis pela fiscalização e por informar coisas “boas e mal feitas”.

A solenidade está disponível na página da Câmara na internet, em http://goo.gl/V6jocj