Manhã de quinta-feira, 6 de dezembro, céu azul. Faltando 25 dias para o fim do pior governo da história de Taubaté,  os inquilinos do Palácio Bom Conselho promoveram um evento de inauguração de monumentos na Praça Oito de Maio, região central da cidade, que retratam os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A inauguração faz parte dos eventos festivos em homenagem ao aniversário da cidade.

No local, encontravam-se os secretários Monteclaro César (Turismo), Carlos Roberto Rodrigues (Educação) e Nelson de Jesus (Segurança Pública). Toda a estrutura estava preparada para uma grande festa. Cadeiras para as autoridades presentes e microfone para os esperados discursos foram colocados no espaço.

O que os ocupantes do palácio do Bom Conselho não esperavam era a total falta de interesse tanto da mídia (só estavam presentes a rádio Metropolitana e a TV Cidade) quanto da população pelo evento. Como ninguém apareceu, Roberto Peixoto (sem partido) puxou o laço azul pra simbolizar a inauguração dos monumentos e se mandou. Saiu rapidinho.

Detalhe: para inaugurar os monumentos, os palacianos retiraram a placa que informava sobre as obras na sede do antigo DEC (Departamento de Educação e Cultura). Sabe o que ela dizia? Que a obra deveria terminar no dia 14 de novembro de 2012. Nada poderia ser mais simbólico para retratar o fim de um governo que vai embora sem deixar saudades.