A categoria pedia a demissão dos funcionários responsáveis pela escala de trabalho; o serviço foi normalizado na quarta-feira, 14

 

Na manhã de quarta-feira, 14, o taubateano acordou com a notícia de que os cobradores e motoristas da ABC Transportes estavam em greve. Nenhum ônibus circulava pela cidade. Entretanto, em assembleia realizada no início da tarde, a categoria decidiu voltar ao trabalho.

O motivo principal para a greve seria o assédio moral e o excesso de jornada de trabalho dos funcionários. “O responsável pelos horários de trabalho monta uma escala que não tem condições para o trabalhador, que não podem nem questionar, pois são ameaçados de demissão”, explica José Roberto Gomes, diretor do Sindicato dos Condutores. A categoria pedia a demissão do responsável pela escala de horários e do gerente de transportes.

José Roberto Gomes, diretor do Sindicato dos Condutores

José Roberto Gomes, diretor do Sindicato dos Condutores

A proposta da ABC Transporte é de que os funcionários voltassem a trabalhar ainda na quarta-feira e em troca pedia um prazo de 15 dias para solucionar os problemas com os responsáveis pela escala. “Em assembleia, eles [funcionários] deram esse voto de confiança para a empresa. Mas, se acabar o prazo e nada for resolvido, nós voltaremos com a greve”, afirmou Gomes. “Entramos em greve hoje principalmente por causa do excesso da jornada porque hoje eu aguento [o trabalho], mas e amanhã? E se acontece algum acidente?”, finaliza.

Outro motivo da greve foi a falta de um acordo com a empresa sobre o pagamento do fundo de garantia e por melhores condições no refeitório. De acordo com o Diretor do Sindicato, essas questões deverão ser resolvidas com a empresa na segunda-feira, 19.

IMG_6961

Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana acompanhou a greve dos funcionários da ABC Transportes. “Foram acionadas vans do TCTAU (Transporte Complementar de Taubaté) para minimizar o impacto da falta de transporte durante o período de paralisação, que durou até às 14h desta quarta-feira”. A administração também ressaltou que agentes de trânsito estiveram de prontidão para ajudar no escoamento do trânsito e que as câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) acompanharam o movimento nas vias da cidade.

Outro lado

CONTATO procurou os representantes da ABC Transportes, porém não obteve resposta.

IMG_6956