Por Paulo Lacerda (texto e foto)

O escoteiro Luiz Felipe Costa da Cruz, de 16 anos, foi encontrado na noite de quarta-feira, dia 21. Ele estava na casa de familiares, em São Paulo. Hoje, por volta das 8 horas, ele chegou ao 1º Distrito Policial em Taubaté para prestar depoimento.

Segundo a polícia, o jovem disse que saiu de Taubaté na manhã do dia 14 e foi andando até o município de Caçapava. Lá, pegou um ônibus para São José dos Campos e depois outro para São Paulo, onde chegou na quinta-feira, dia 15. Quando fugiu, o jovem levou consigo pacotes de bolacha e sucos, além de dinheiro em espécie.

O jovem teria permanecido no interior do terminal Tietê de 15 a 21 de agosto. Ele teria procurado a casa de parentes na capital depois de ser assaltado. De acordo com a versão do escoteiro, o ladrão subtraiu a mochila que tinha alimentos e o restante do dinheiro. Sem dinheiro, ele resolveu procurar a casa de parentes em São Paulo. Na capital, a tia do garoto mora próximo a um shopping no bairro Jabaquara. Luiz Felipe foi andando até a casa da tia

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Horácio Campos, o menino teria afirmado que não querer mais voltar para a casa dos pais, preferindo morar com a avó. O motivo para isso não foi revelado pela polícia.

Depois de prestar depoimento na delegacia, o garoto seguiu para o Conselho Tutelar para ver a possibilidade dele residir com a avó, mediante guarda provisória.

Desde o seu desaparecimento, uma grande mobilização ocorreu em Taubaté. Cartazes foram colados nos vidros de carros e anúncios freqüentes na mídia local, além de postagens em redes sociais na internet. Na quarta-feira, dia 21, cerca de 100 colegas de Luiz Felipe fizeram uma mobilização no bairro da Estiva para divulgar o desaparecimento do amigo.