Confira os temperos de Tia Anastácia para a edição 616 do Jornal CONTATO

Zezo perde mais uma 1

O “homem bomba”, como ficou conhecido Paulo Vieira, ou Zezo na terra de Lobato ou Paulo Preto nos ninhos tucanos e adjacências de algum poder, acaba de perder mais uma batalha. O juízo da 29ª Vara Cível de São Paulo decidiu que Eduardo Jorge Caldas Pereira não deve pagar indenização por danos morais a Paulo Vieira de Souza, o Zezo. Eduardo Jorge foi Secretário-Geral da Presidência da República no governo FHC.

Zezo perde mais uma 2

O ex-diretor da DERSA ficou conhecido nacionalmente quando foi “acusado por líderes do PSDB de ter arrecadado dinheiro de empresários em nome do partido e não entregá-lo para o caixa da campanha”. A revista IstoÉ publicou que Eduardo Jorge disse o seguinte: “ele [Paulo Preto] arrecadou por conta própria, sem autorização do partido. Não autorizamos ninguém a receber dinheiro de caixa 2”, segundo o site Consultor Jurídico na terça-feira, 08.

Zezo perde mais uma 3

O juízo da 29ª Vara Cível da capital decidiu que Eduardo Jorge apenas manifestou sua opinião, “sem intenção de atingir a honra do autor” e julgou o pedido improcedente. Tal qual ocorreu com a ação movida por Zezo contra o diretor de redação do Jornal CONTATO. “Esse moço não aprende”, comenta Tia Anastácia com suas amigas no chá da 5.

Família real órfã 1

Padre Afonso Lobato (PV) parece outra pessoa. O religioso completou 25 anos de sacerdócio e expurgou a “família real” de sua assessoria. Eram membros de uma mesma família – mãe, filhas e cunhados – que exerciam um forte poder de influência sobre o mandato do político. No staff do padre-deputado, eles tinham os maiores salários e eram chamados de “família real” pelos militantes do PV.

Família real órfã 2

Faz mais ou menos uns 15 dias que ninguém daquele clã dá as caras no escritório político do PV. “Agora só falta sair da folha de pagamento da Alesp”, comenta Tia Anastácia. Em tempo: tem gente dizendo que o ambiente melhorou (e muito) no escritório.

Família real órfã 3

Vários são os possíveis motivos para o rompimento. A campanha eleitoral de 2012 é um dos deles. Nela, a “família real” fez de tudo para eleger a candidata a vereadora Andréia Gonçalves, esposa de Rodrigo Andrade, então chefe de gabinete do padre Afonso na Assembleia Legislativa.

Família real órfã 4

Era evidente demais o favorecimento à representante da “família real” nas eleições de 2012. Na propaganda eleitoral gratuita exibida na TV, Andreia aparecia mais que os outros candidatos da coligação. O favorecimento rachou o grupo e criou sérios problemas políticos e pessoais para Padre Afonso (PV), que não conseguiu conter a ofensiva real.

Eleições 2014

Luizinho da Farmácia está feliz da vida. Saiu do PR para filiar-se ao recém-criado Pros. “Pelo menos esse moço se livrou das garras da realeza”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

Eleições 2014

O ex-deputado Ary Kara José (PMDB) deve vir com tudo para as eleições como candidato a deputado estadual. O único problema é a quantidade de possíveis candidatos. Até agora, Tia Anastácia conseguiu contabilizar pelo menos uns quatro, entre eles, Roberto Peixoto (PEN).

CPI das Licitações

A CPI incumbida de investigar as denúncias feitas pelos advogados de Djalma Santos, sobre suposto direcionado em licitações na Câmara e na Prefeitura, deve ouvir o José Eduardo Bello Visentin só no próximo dia 18. A princípio, ele deveria ter comparecido à Câmara no dia 7, mas uma confusão sem tamanho entre os membros da CPI e o gabinete do vereador Salvador Soares (PT) fez com que o denunciante ficasse confuso quanto ao dia de comparecimento. Visentin promete comparecer no dia 18.

Atrito 1

Carlos Peixoto (PMDB) e Jeferson Campos (PV) não economizaram críticas ao líder do governo na Câmara, João Marcos Vidal (PSB). O peemedebista irritou-se com o pedido de Vidal para que os vereadores fossem afastados da CPI das Licitações, alegando que o peemedebista participa da Mesa Diretora e o verde já fora Presidente do Legislativo.

Atrito 2

“O vereador [João Vidal] deveria pensar um pouco mais e fazer com que os vereadores tenham mais simpatia por ele e não ficar procurando pelo em ovo. Fez isso da pior forma, pelas costas, sorrateiramente. Ele deveria estudar o Regimento Interno. Está aqui há tanto tempo e ainda não aprendeu que secretário não assina licitação? Gosta de ser antipático esse vereador”, disparou Carlão.

CPI da Saúde

A diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS XVII), Sandra Tutihashi, representante do governo do estado na área da saúde, enviou uma carta à Câmara Municipal repudiando a forma como fora tratada pela Comissão Parlamentar de Inquérito. “Fica aqui registrada minha indignação quanto à forma de tratamento a que fui submetida, beirando a grosseria e porque não dizer, total falta de respeito”, afirmou.

Saúde de Ortiz Jr. 1

Agora é definitiva: a história do AME virou promessa eleitoreira. Mais uma para a curta carreira política do prefeito, assim como a promessa de bolsa de estudo no curso de Medicina para quem topasse trabalhar na rede municipal.

Saúde de Ortiz Jr. 2

De olho no orçamento de 2014, Tia Anastácia percebeu na gestão da saúde a mesma lógica do governo de Roberto Peixoto: gastar a maior parte do orçamento com a média e alta complexidade, que é de reponsabilidade do governo do estado.

Lola na CMT

Na próxima terça-feira, dia 15, às 15 h, a diretora de Trânsito de Taubaté, Dolores Piño, a Lola, que não é a Lolita, prestará esclarecimentos na Câmara Municipal sobre as recentes alterações no trânsito da cidade.

Decidida a Presidência da CMT 1

Na quinta-feira, 10, os vereadores almoçaram juntos para sacramentar o apoio para a candidatura do vereador Carlos Peixoto à Presidência da Câmara Municipal em 2014. Dos 19 vereadores, só não compareceram os da bancada do PSB, Graça, Joffre Neto e João Marcos Vidal. No cardápio, bacalhoada – preparada pelo vereador Digão (PSDB). “O homem é bom de cozinha”, disse Carlão.

Decidida a Presidência da CMT 2

A composição da Mesa Diretora ficou assim definida: Carlos Peixoto (PMDB), presidente; Alexandre Vilela (PMDB), primeiro vice-presidente; Paulo Miranda (PP), segundo vice-presidente; Jeferson Campos (PV), primeiro secretário; e Salvador Soares (PT), segundo secretário.

Ortiz continua na mira da Justiça 1

Semana passada, entrevista com o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) mostrou que havia uma pendência jurídica que perdurava ao longo de 13 meses. O juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital, manteve indisponíveis os bens do prefeito e das empresas acusadas de improbidade administrativa.

Ortiz continua na mira da Justiça 2

Em determinado momento o magistrado afirma que “existindo meros indícios de cometimento de atos enquadrados na Lei da Improbidade Administrativa, a petição inicial deve ser recebida”, pois “in dubio pro societate”.

Ortiz continua na mira da Justiça 3

No final, porém, conclui que é impossível rejeitar a liminar da petição inicial… “mas que, entretanto, tais aspectos geram controvérsia até acentuada sobre ter ocorrido ou não in casu improbilidade administrativa ou tendo ocorrido, com que extensão e a envolver quais réus), mas não permitem, por ora, a certeza da ‘inexistência do ato de improbidade’ ou ‘da improcedência da ação’. Indevido é, pois, rejeitar a ação liminarmente, ficando, por consequência, recebida a petição inicial”.

Ortiz continua na mira da Justiça 4

Entendeu? Tia Anastácia diz que vai consultar os búzios..