Por Karolina Alvarenga

Moradores do bairro Vila São José acordaram assustados na manhã do último domingo, dia 17. O motivo foi o desmoronamento da parte estrutural do muro de arrimo, onde um prédio de dezessete andares pretende ser construído pela construtora Ergplan. Curiosamente, minutos após o desmoronamento do muro de arrimo funcionários da construtora retiraram placas informativas que tinham o nome da Ergplan. O engenheiro da construtora também se recusou a dar entrevista.

O acidente, ocorrido por volta das 8h da manhã, afetou dois prédios, dez casas e uma academia de ginástica, vizinhos ao local da construção, na Rua Helvino de Moraes. Os locais foram interditados pela Defesa Civil. De acordo com o agente Pedro Fonseca, da Defesa Civil e Fiscalização, a população precisou sair de suas casas por motivos de segurança.

A interdição gerou muito tumulto e confusão. Até o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) compareceu ao local. Uns moradores estavam dormindo e outros estavam chegando do serviço e foram surpreendidos com a notícia, como uma médica que chegava de um plantão de 48 horas num hospital. Muito nervosa, a médica só queria entrar na sua casa para descansar, mas foi impedida pela Defesa Civil. Cerca de 120 famílias tiveram que deixar suas residências. Muitos saíram de pijama e não tiveram tempo de pegar suas coisas. As pessoas foram encaminhadas para um hotel em Taubaté, custeado pela Ergplan.