Após cinco anos de mandato, metalúrgicos de Taubaté elegem nesse ano sua nova diretoria, que já tem chapa de oposição realizando campanha: a Opinião Metalúrgica

 

Um passo importante para os metalúrgicos será dado no segundo semestre de 2017, em Taubaté. Trata-se da eleição da nova diretoria do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté), que ainda não tem data definida para realização.

No entanto, as campanhas já estão engatinhando, tendo, inclusive, uma chapa de oposição formada para desempossar a situação, que está na presidência do Sindicato desde 2013.

Batizada de Opinião Metalúrgica, liderada pelo Claudião da Volks, o grupo é formado por 35 trabalhadores de diferentes fábricas de Taubaté. A chapa se caracteriza por ser a principal oposição na disputa pela diretoria, que é presidida por Hernani Lobato.

Inclusive, o atual presidente do sindicato é alvo de críticas da Opinião Metalúrgica, que aponta o distanciamento de Lobato das fábricas e dos trabalhadores como um dos fatores que contribuíram para a formatação da oposição.

Segundo Claudião, o modelo atual não condiz com o que é necessário para os trabalhadores.

“O modelo de Sindicato que defendemos é muito diferente. É aquele que inclui, informa, debate, constrói e faz a luta unificada. É aquele que sabe a força que tem na organização dos trabalhadores enquanto classe, para garantir aumento real de salário e uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa, após tanto trabalho duro.”

 

Quem é?

Claudião trabalha na Volkswagen há 22. Na infância, o líder da Opinião Metalúrgica foi ativista estudantil, tendo atuado na UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Ele também foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, da Unip. Claudião foi ex-secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e ex-coordenador da CUT Vale do Paraíba, além de ter participado da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) por quatro mandatos.

O metalúrgico é formado em administração de empresas pela Unip, economia sindical pela Unicamp e comércio exterior também pela Unip. Claudião possui pós-graduação em comunicação e marketing político pela Unitau.

 

Situação

O atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Hernani Lobato, foi eleito nas eleições dos dias 26, 27 e 28 de junho de 2013 com 7.424 votos. A diretoria foi empossada no dia 20 de novembro do mesmo ano.

No Vale do Paraíba, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté é a maior entidade sindical filiada à CUT, representando mais de 20 mil trabalhadores.