Artigo do vereador Mário Ortiz (PSD) divulgado hoje, dia 29, sobre Cidades Sustentáveis

Aconteceu na noite de ontem a apresentação à comunidade taubateana do “Programa Cidades Sustentáveis” com uma palestra do empresário e político Ricardo Young, entusiasta da causa e que apresentou as plataformas programáticas depois submetidas a todos os pré-candidatos a Prefeito nas eleições 2012.
A proposta inverte a lógica de governo, passando a priorizar a qualidade de vida e tem por objetivo estabelecer eixos que promovam a organização do trabalho nessa direção bem como índices que colocam a vida das cidades sob o controle estatístico da satisfação dos munícipes sob as mais diversas óticas.
Muito interessante esse programa. Já passei pelo cargo de Prefeito no final da década de 90 e muitas das ações propostas foram colocadas na prática.
Enumero três dentre muitas diferenças fundamentais que agora viabilizam a ótica do programa “Cidades Sustentáveis”:
1) A consciência ambiental e de qualidade de vida deu um grande salto na última década e hoje mobiliza muito mais gente do que a 12 ou 13 anos atrás. O próprio evento ontem realizado teve um bom índice de comparecimento, algo difícil de ocorrer dez anos antes.
2) A comunidade taubateana de hoje anseia por participar na gerencia de seus destinos, diferentemente do que ocorria no final dos anos 90, quando eram muito mais localizados os grupos que tinham esse interesse. Alguns fatos apontam essa direção, dentre os quais destaco a crescente importância dos Conselhos Municipais e os êxitos nas audiências publicas promovidas pela Câmara de Taubaté, geralmente com grande participação popular, com pessoas dispostas a interferir na administração municipal, que afinal, gere o dia a dia de todos que aqui habitam.
3) Hoje, a informatização e a portabilidade tornaram muito mais simples e viável a introdução de medições e processamento de dados estatísticos vitais para a gestão da qualidade de vida.
4) O fortalecimento da imprensa regional e também o crescimento da participação popular por meio da internet e suas redes sociais, que abriu um espaço importante e definitivo para o posicionamento e cobrança individual.
A importância da proposta de uma gestão objetivando a inserção de Taubaté dentre as “Cidades Sustentáveis” é indiscutível e todos os pré-candidatos a Prefeito em 2012, por si ou por seus representantes, assinaram o protocolo proposto no evento.  Para mim, o mais importante é que todos demonstraram que tem a vontade sincera de formatar a administração municipal de modo a atender os requisitos ontem acordados.
Ponto para Taubaté!