Por Marcos Limão / Fotos Bernardo Guerreiro

O ex-prefeito Roberto Peixoto perdeu seus direitos políticos depois de a Câmara Municipal seguir o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no sentido de desaprovar as contas referentes ao exercício de 2006 da Prefeitura de Taubaté, durante a sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira, dia 25.

Muitas irregularidades foram apontadas pelos técnicos do TCE, como a falta de pagamento de precatórios, falta de justificativa para admissões e salários estratosféricos, entre outros. Os analistas do TCE, por exemplo, solicitaram o contrato com a empresa que fornecia merenda escolar para o município, para analisar os valores e os aditamentos, mas o Governo Peixoto recusou-se a fornecer o documento, mesmos ele sendo público.

Foi uma sessão extraordinária morna, quase gelada. Não havia ninguém para defender Roberto Peixoto, para que o debate se iniciasse. Com votação unânime, 18 vereadores decidiram pela reprovação das contas. O vereador Salvador Soares (PT) não estava presente à sessão. Todos os detalhes dessa votação estarão na edição 584 do CONTATO.

Em abril de 2009, a Câmara Municipal também havia desaprovado as contas do exercício de 2005 da Prefeitura de Taubaté, primeiro ano do Governo Peixoto, o que levou à perda dos direitos políticos do chefe do poder Executivo. Clique AQUI para ler a edição 405 do Jornal CONTATO com a reportagem sobre a votação ocorrida em 2009.