Responsável pelas redes sociais de Ortiz Jr, desde a preparação para a campanha de 2012, revela detalhes desse trabalho que chama de “evangelização” em palestra para estudantes de pós-graduação da UNITAU

 Nicole Doná

 
Na manhã deste sábado, 22, os jornalistas Ednelson Prado, agência Vincere Comunicação, e Ivan Martinez, Folha, participaram do Seminário “Mídias Sociais. Relatos de Experiências” no Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, sob o comando do professor Robson Bastos.

 

A agência de Prado é especializada em Marketing Político Digital e trabalha com clientes como Amélia Naomi (São José dos Campos), Fábio Marcondes (Lorena), Deputado Pe Afonso Lobato e Ortiz Jr.

A presença do prefeito afastado entre esses clientes chamou a atenção de CONTATO que tomou nota sobre os pontos mais interessantes. Prado a todo instante ressaltou que Júnior é um grande cliente por ser bem articulado e entender a importância que a Comunicação tem para a construção da imagem política. “Esse é meu grande case, ajudei a eleger um prefeito cassado em primeiro turno”, contou.

Ednelson gerencia as redes sociais de Ortiz desde a preparação para concorrer à Prefeitura em 2012. A agência tem acesso às contas que usa para, entre outras atividades, responder aos comentários e postar novos conteúdos. Júnior foi descrito como um cliente tranquilo e engajado porque tem a preocupação de ligar para pedir a postagem de determinados assuntos e costuma enviar as fotos dos eventos que participa.

Surpreendentemente, o momento mais conturbado das redes sociais de Ortiz não foi durante os períodos eleitorais, mas quando houve a primeira mudança de trânsito da cidade. “A gente chegou a responder 5 mil perguntas nas redes sociais do Júnior”, relembrou Prado. Em um primeiro momento a agência pensou que a situação estava controlada, pois o horário comercial tinha acabado e poucos comentários chegaram. Contudo, a avalanche de críticas começou atrasada, apenas quando os munícipes conseguiram chegar em casa após uma noite de caos no trânsito taubateano.

 

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Alguns clientes passados e atuais da Vicere Comunicação

 

Sobre as eleições 2016, as mudanças no orçamento da campanha afetaram a estratégia planejada. Inicialmente, Ortiz seria acompanhado o tempo todo por um funcionário da Vincere que ficaria responsável por gravar vídeos e produzir conteúdo em tempo real para o candidato cassado, com os cortes isso não foi possível de ser realizado.

Ainda assim, outras estratégias foram utilizadas. No site da campanha tucana existe uma ferramenta que permite que eleitores cadastrem e-mail e whatsapp, sendo que 480 pessoas forneceram o número. Prado destacou como isso fez a diferença, porque possibilitou que a agência usasse essas pessoas para propagar a comunicação de pontos importantes da campanha. Apesar de dizer que não foram os idealizadores de todas as ações promovidas pelos ‘fieis’ do tucano, muitas acabaram saindo da equipe que, então, usou o whatsapp para mobilizar a massa.

Prado lembrou a todo instante que o trabalho nas redes sociais é de evangelização, uma analogia ao fato de como é importante conseguir trazer os leitores para o seu time para serem seus defensores e colaboradores. Já que nesses meios de comunicação todos são possíveis emissores e receptores de informações.

O jornalista Ivan Martinez aproveitou para falar sobre algumas questões apresentadas por Prado, mas sob a ótica jornalística. Expôs a importância de vermos que, apesar de tudo, as redes sociais são facilmente manipuláveis e que isso alimenta a polarização do pensamento. Citou exemplos como a Rússia, onde o governo possui uma grande massa que produz conteúdos e boatos para engrandecer os feitos de Putin (qualquer semelhança com o que vemos no Brasil não é mera coincidência), e trouxe alguns números sobre Taubaté.

Ele usou a ferramenta Twitter Audit para medir a quantidade de usuários reais no Twitter dos dois principais candidatos à Prefeitura em 2016. Descobriu que 26% dos seguidores de Ortiz Jr e Pollyana são robôs, os chamados bots, que podem ser comprados facilmente da internet para reproduzir, por exemplo, mensagens positivas em grande quantidade para abafar reclamações.

Evidentemente, Prado não comentou esses números. Porém, independente deles, fica óbvia que a “evangelização” dos eleitores de Júnior tem funcionado, tanto pelos números da urna com quase 75 mil votos, quanto pela visão dos comentários da página oficial do tucano no facebook.

 

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Reprodução da postagem de Ortiz Júnior sobre sua vitória nas urnas na eleição de 02 de outubro

 

Antes de ter início a palestra, CONTATO conversou com:

– E você já está preparado para as próximas eleições?

Não vejo a hora para 2018…

– Quero saber da que vai ter antes. (Isso, em 2017! – Completou outra pessoa.)

Depois de um breve silêncio e de questionar se realmente teremos eleição em 2017, Prado soltou:

– “(O Ortiz Jr.) tem uma carta na manga, está muito tranquilo. Tenho uma ideia, mas não posso falar”, riu ao falar sobre o julgamento no TSE que está perto de acontecer.

 

Palestrantes

Da esquerda para a direita, Ednelson Prado, Robson Bastos e Ivan Martinez

 
NR: A “evangelização”, segundo Ednelson Prado, parece que não funcionou para convocar apoiadores para participar da carreata realizada no sábado, 22, e a passeata no domingo, 23, que redundaram em enorme fracasso. Perguntado quem o remunerava, Prado informou que era Ortiz Jr e que, a partir de junho de 2016, foi a agência que produziu a propaganda do candidato quem pagou. Confira, a seguir, reportagem de Nathália de Oliveira sobre as manifestações, ilustrada com fotos.