Carreata e passeata organizadas por apoiadores do ex-prefeito reúnem não mais de 20 pessoas o que pode reforçar a ideia que não existe mais esperança quanto à decisão da Justiça

Apoiadores do ex-prefeito Ortiz Júnior (PSDB) realizaram uma carreata no sábado, 22, e uma passeata no domingo, 23. Faixas e gritos de “Povo é soberano e a ele pertence o poder” marcaram os dois eventos. Os organizadores informaram que 500 pessoas participaram da passeata e 50 veículos da carreata. CONTATO constatou que a participação foi bem menor. As fotos tiradas no local comprovam. Os eventos foram um fracasso.

Na carreata, os manifestantes se reuniram na Praça do Cristo Redentor, no Alto São Pedro. Aproximadamente 15 carros participaram. Durante o percurso, os participantes gritavam o tema da campanha do tucano, “deixa o homem trabalhar”. A música “Dr. Jeckle and Hyde Park” do Carnaby Street Pop Orchestra And Choir, mais conhecida como a música de abertura do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo, foi repetida a exaustão nos dois eventos.

PASSEATA CARREATA (4)

 

No domingo, o mesmo grupo se encontrou na Praça General Salgado, em frente ao 5º Batalhão da PolíciaMilitar, portando cartazes de apoio ao ex-prefeito. Um carro de som acompanhou a passeata. Os manifestantes levavam microfones e convidavam aos cidadãos a participar do evento. Não mais de 20 pessoas participaram do início da passeata, porém, ao longo do percurso não mais de cinco pessoas se juntaram ao grupo, que caminhou até a Praça Santa Terezinha. O evento criado no Facebook registrou que apenas 8 pessoas confirmaram presença.

As conversas que rolavam entre os participantes eram sobre a injustiça que estavam cometendo em Taubaté e sobre o crime contra a democracia. Alguns questionavam o valor do voto já que quase 75 mil pessoas votaram no ex-prefeito e estavam querendo impedi-lo de assumir a prefeitura.

PASSEATA CARREATA (15)

A Polícia Militar fez a segurança dos dois eventos. O grupo de policiais que acompanhou os eventos era semelhante ao dos participantes. Nem no protesto pró-impeachment que reuniu cerca de 30 mil pessoas no dia 13 de março na mesma Praça General Salgado tinha tantas viaturas como nos eventos deste final de semana.

Os organizadores devem ter incluído a PM, provavelmente, para informar o número de 500 participantes. Além disso, agentes de trânsito da Prefeitura também participaram para controlar o intenso trânsito na Avenida Dr Emílio Winther, no final de tarde de domingo. Era nítida a impaciência de alguns motoristas que passavam pela manifestação.

PASSEATA CARREATA (16)

Parto da montanha

Foi difícil descobrir o responsável pelos eventos. Os consultados insistiam em repetir que as 74.589 pessoas que votaram no Ortiz organizaram a passeata. CONTATO conseguiu conversar com Danielison da Silva, um dos organizadores, que encaminhou uma nota à redação, assinado por ele, que reproduz: “Nossa mobilização é por Taubaté. Somos 74.589 apoiadores que querem o melhor por nossa cidade”. Silva destaca que o grupo não tem partido e que eles reconhecem “o que foi feito. As conquistas e avanço. Isto é respeito, credibilidade e a soberania e vontade do povo”.

PASSEATA CARREATA (11)

Ressalta ainda que o percurso realizado pela carreata formou um coração pela cidade. “Abraçando de forma a sensibilizar os taubateanos pelo quanto em uma época de crise, a cidade conseguiu prosperar e melhorar seu índice de qualidade de vida”. A nota reforça que não estavam focados em números e que todos que participaram eram voluntários. “É uma iniciativa deles. Respeitando a democracia e a ordem pública”.

A nota afirma ainda que o grupo está satisfeito com os resultados alcançados. “Ninguém está vangloriando nenhuma vitória antecipada e muito menos contando vantagens. Muitos acham que os “Ortiz” estão por trás e de que a família iria participar. Desmentimos a todos, pois esta iniciativa é nossa, do povo de Taubaté”. E completa afirmando que cerca de 30 mil pessoas participaram de toda a organização do evento.

PASSEATA CARREATA (10)