Apesar de a música Romaria cantar “Senhora de Aparecida”, a cidade de Aparecida é que é de Nossa Senhora cuja imagem apareceu há exatos 300 anos nas redes de pescadores que buscavam sustentos nas águas do Rio Paraíba do Sul

            A importância desse evento – 300 anos do aparecimento da estátua – pautou a imprensa em todos os níveis de norte a sul do nosso Brasil. A Rede Globo, por exemplo, dedicou um espaço/tempo especial no domingo, 08, onde Renato Teixeira, autor de Romaria, disputou com a Santa o foco da reportagem junto aos fiéis desde  que se transformou em hino oficial dos romeiros. Os dois, artista e Santa, merecem!

Afinal, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se na vizinha Aparecida cuja pedra fundamental foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955.

A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959 e as atividades religiosas passaram a ser realizadas a partir do dia 3 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova. E a inauguração de uma imagem maior que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Imagem e vista

Com cerca de 50 metros de altura às margens da Via Dutra

Prefeitura

A importância e dimensão desse evento fizeram com que Ernaldo César Marcondes, 54 anos, o Sargento Ernaldo, prefeito de Aparecida eleito pelo PMDB em 2016 depois de longa experiência como vice, apresentasse uma ideia que caminha para inauguração até o final desse ano e que pode consolidar sua carreira política: Projeto Aparecida 300 anos.

O projeto é ambicioso. Ele prevê o embelezamento da cidade, com a criação de novos pontos turísticos, religiosos e ambientais. Seu um ponto culminante será um marco único para ficar escrito para sempre na história da cidade de Aparecida, 300 anos depois de ser encontrada nas águas do Rio Paraíba.

Gilmar e o prefeito

Gilmar Pinna no dia que entregou a réplica de sua autoria ao prefeito de Aparecida

O projeto

A construção do Parque dos 300 Anos faz parte de um amplo projeto, composto por um conjunto de cinco parques que, juntos, totalizam mais de 140 mil metros quadrados, no meio de 2 milhões de metros quadrados de área verde no Município.

No parque será instalada a imagem de Nossa Senhora Aparecida com cerca de 50 metros de altura com ampla e belíssima vista de parte do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, como mostram as fotos abaixo. Quem passar pela Via Dutra verá a imagem por cerca de 10 minutos.

Na base da estátua haverá uma capela com cerca de 21 por 16 metros onde serão realizados eventos e cerimônias. Para se ter uma ideia, a imagem do Cristo Redentor no Rio de Janeiro tem cerca 36 metros de altura.

Esboco

Esboço do projeto que deverá ser inaugurado ainda este ano

O artista

Gilmar Pinna nasceu e cresceu em Ilhabela. Autodidata, iniciou sua carreira artística realizando esculturas em areia e aos 12 anos conquistaria o Primeiro Prêmio de Escultura em Areia do Litoral Norte Paulista. No início dos anos 70, começou a participar de concursos e salão de artes, conquistando vários prêmios. Gilmar tem obras expostas em praças públicas na Itália, Suíça, Espanha e Portugal.

Parque Ibirapuera

Obras de Gilmar Pinna expostas no Parque Ibirapuera, na capital paulista

Gilberto Gil descreveu-o como “Artista do mundo. É menino caiçara, é cidadão paulista e, por que não dizer, algo lusitano, latino-americano. E sua arte não difere. Também é itinerante, viajante. Inicialmente, suas obras “velejavam” nas águas do litoral norte de São Paulo. Assim era quando as primeiras esculturas – feitas de matéria-prima mais primitiva, a areia -, eram levadas pelas marés, iam adornar o castelo de Iemanjá”.

Ilhabela

Escultura da ilha Bela em Ilhabela

No ano de 2007, foi nomeado pela Câmara Municipal de Ilhabela, Embaixador Cultural de sua cidade natal. Gilmar Pinna contou com visitação pública superior a 1 milhão de pessoas somente em seus últimos eventos, sendo um dos mais recentes, realizado na praça que fica em frente ao Parque Ibirapuera.

Prefeito e Alvaro reduzida

Empresário Álvaro Canineo com a réplica da estátua ao lado do prefeito em seu périplo pelo Vale