Prefeito quer acabar com mais um patrimônio histórico da terra de Lobato como as Casas Pias  que prefeito quer destombar para favorecer uma construtora  (Fotomontagem de Francisco Trevisan)

Há quase cem anos nascia a Casas Pias, um asilo para idosos da terra de Lobato. A área onde foi construída a capela e os alojamentos foi doada por Alberto Guisard que fez uma única exigência: aquele espaço abrigaria e daria assistência exclusivamente aos velhinhos de sua cidade.

Filho de Félix Guisard, criador da Companhia Taubaté Industrial – CTI, Alberto retribuiu sempre que pode à sua cidade as conquistas que proporcionara. Participou da maioria dos grandes empreendimentos que marcaram a então Capital do Vale como  Companhia Predial de Taubaté, Companhia de Cinemas do Vale do Paraíba, Distribuidora de Filmes Cruzeiro, Companhia de Cinemas Sul Mineira e “Supermercados Vale do Paraíba”.

Foi também fundador da Casa Bancária Alberto Guisard em 1939, depois transformada em 1941 no Banco do Vale do Paraiba, primeiro e único banco sediado na região no século XX. Com Emilio Amadei Beringhs criou a Rádio Difusora de Taubaté.

Campanha de José Antônio Saud em 2020

Com seu irmão Félix Guisard Filho foi diretor do Hospital Santa Isabel. Félix Filho era médico e foi prefeito de Taubaté. Exemplos de empresários e políticos que não tiravam vantagens pessoais.

Hoje, fevereiro de 2023, a Casas Pias encontra-se ameaçada pela sede de lucros fáceis e negócios duvidosos de políticos e empresários que buscam lucros e vantagens a qualquer preço. Pouco importa se o asilo já abrigou Maria Benedita da Conceição que nasceu escrava em 1887 e em 2003 era a mulher mais velha do mundo quando a entrevistei e fotografei para o Jornal Contato.

Em 2007, Alexandre Gonçalves Mendes, presidente da Associação São Vicente de Paulo, que administrava a Casas Pias na rua 4 de março, procurou uma construtora de Taubaté para tentar vender o valioso imóvel no centro de Taubaté.

Cresceu o olho do empresário. Pouco importava a legalidade do negócio proposto por Alexandre e o uso do imóvel que abrigava cerca de 100 velhinhos. Em contrapartida, a empresa ofereceu uma nova sede no Parque Paduan e mais uma parte que seria paga em espécie e apartamentos nos prédios que ali seriam construídos. Desconsiderou que o terreno onde seria construída a nova sede era grilado da fazenda Ronda Grande de propriedade da herdeira dona Yvone de Moura Alves, com 85 anos em 2007 e que vivia com um salário-mínimo por mês.

Pressionada por cidadãos conscientes, a Prefeitura decretou o tombamento da Casas Pias. Justiça? Pouco fez. Havia um procurador que até ajudou o empresário. Mesmo assim, instâncias superiores da Justiça embargaram as obras da Casas Pias e o uso do terreno no Parque Paduan.

Villa Santo Aleixo está abandonada

Mas o tempo passa. A construtora não tem pressa e aguardou o momento mais propício para dar mais um lance.

O prefeito não passa de um garoto mimado que se cansou de brincar de carrinho e comprou um jipão para percorrer trilhas com amigos que foram conduzidos à sua gestão como assessores. Empossado, em entrevista em 2021, a repórter lhe perguntou sobre o desafio de administrar uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Respondeu que não teria problema porque administrar a prefeitura seria como administrar uma empresa.

Eu diria, mais um brinquedinho. Quem conhece o beabá empresarial de Taubaté sabe que o prefeito foi afastado dos negócios da família por sua incompetência que estava prejudicando os negócios. E a cidade tem seu patrimônio histórico ameaçado. O exemplo mais gritante tem sido a tentativa de destombar TODOS os imóveis tombados.

Parece uma obsessão do menino mimado. Ele quase transformou a Villa Santo Aleixo em escritório de uma associação turística. O prefeito que o antecedeu o chama de “bocó” depois de ter sido seu secretário de Turismo.

Casas Pias, hoje, com os prédios construídos para pressionar

Agora, nossa cidade é ameaçada por esse “bocó” que fez um novo decreto para anular decretos anteriores que tombavam a Casas Pias, seu novo brinquedinho que se soma à nova sede da prefeitura e à sua megalomania infantil quando se refere aos seus planos como se estivesse iniciando seu primeiro mandato.

Prefeito, uma última pergunta: onde estão os 100 velhinhos que a Casas Pias abrigava? Onde? Não faça com nosso patrimônio histórico o que foi feito com nossos idosos que um dia foram protegidos por empresários e políticos como Alberto Guisard.