Por Marcos Limão

A pesquisa IBOPE divulgada pela Rede Vanguarda na noite de sexta-feira, dia 19, jogou um balde de água fria nas pretensões petistas de assumir o Palácio Bom Conselho a partir de 2013. Considerando os votos válidos, Ortiz Júnior (PSDB) está com 63% e Isaac do Carmo (PT), 37%. Significa uma diferença de 26%. É muita desvantagem do candidato petista se considerarmos que restavam apenas 8 dias de campanha à época da divulgação da pesquisa. Apesar de o Instituto IBOPE ter errado em pelo menos quatro previsões no primeiro turno das eleições de 2012 (CONTATO edição 570), os números divulgados pela Rede Vanguarda são condizentes com as apurações informais realizadas por partidos e entidades.

Na manhã seguinte, dia 20, Alexandre Padilha, Ministro da Saúde Governo Dilma, passou por Taubaté. Viera fazer campanha para Isaac do Carmo (PT), mas não ficou nem 30 minutos na Praça Dom Epaminondas. Padilha se mandou para Campinas para se encontrar com a cúpula do PT que estava no comício do candidato a prefeito daquele município Márcio Pochmann (PT). Lá estavam: Lula, Dilma, Rui Falcão (presidente do PT), quatro Ministros de Estado e dirigentes partidários. Até Isaac do Carmo (PT) embalou nessa, deixando Taubaté para participar do megacomício em Campinas. Lá, o petista Márcio Pochmann está tecnicamente empatado com Jonas Donizzete (PSB), candidato apoiado por Geraldo Alckmin (PSDB). Conquistar a Prefeitura de Campinas é fundamental para o projeto eleitoral de 2014 tanto para o PT quanto o para o PSDB. Esse fato também mostrou que entre Taubaté e Campinas, os petistas graúdos da República ficaram com a segunda opção.

Na noite de sábado, Isaac do Carmo (PT) recebeu a visita do atual Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho. Ele estava em evento de campanha em Fortaleza e não participou do comício de Isaac do Carmo no bairro Parque São Luís. Das duas, uma: ou Gilberto Carvalho chegou atrasado para o comício ou os assessores de Isaac do Carmo não quiseram levar o ministro para um evento de campanha com tão pouca gente.

Desconhecido do grande público, Carvalho chamou pouca atenção enquanto esteve no Taubaté Shopping. Enquanto ele esperava o comício do Parque São Luís terminar, CONTATO realizou uma entrevista exclusiva com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência (ver vídeo abaixo). Depois disso, Gilberto Carvalho (PT) gravou um depoimento em vídeo para Isaac do Carmo (PT) usar na campanha.

Para tentar reverter a situação em Taubaté, parece que o único trunfo dos petistas é a visita de Lula, agendada para quinta-feira, dia 25. Ele deve descer de helicóptero no Estádio do Joaquinzão, que será o ponto de partida para uma carreata. Porém, Lula tem pouco a acrescentar à campanha de Isaac do Carmo neste momento, já que o apoio do ex-presidente já foi amplamente explorado no primeiro turno da campanha.