Por Rodrigo Bustamante
O vereador Antonio Mario Ortiz (PSD) – que postulou o trono do palácio Bom Conselho, mas saiu do 1º turno em 3º lugar com 19.881 votos (12,41%) – emitiu nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, uma nota oficial para anunciar seu apoio ao candidato Ortiz Júnior (PSDB) no 2º turno das eleições de 2012. Na sexta-feira , dia 19 de outubro, a edição 570 de CONTATO chegava às bancas com a notícia do possível apoio do candidato do PSD ao candidato tucano, que veio a ser concretizado hoje.

Antonio Mário é primo de José Bernardo Ortiz, pai do candidato do PSDB. Bernardo ajudou eleger Mário em 1996, mas logo em seguida eles romperam a aliança política-familiar mediante divergências e atritos inconciliáveis. Como em política nada é impossível, eles estão juntos novamente em 2012. Eis a nota divulgada pelo vereador: ” Quero agradecer a cada um de vocês que votou em mim no primeiro turno das eleições deste ano. A você que confiou nas minhas propostas e que acreditou que juntos pudéssemos mudar o rumo da Administração Pública de Taubaté, o meu muito obrigado. As urnas, entretanto, mostraram outra escolha que envolveu dois candidatos novos e que não tiveram passagem por cargos eletivos. É um sinal claro de que a mudança pretendida não passa, neste momento, por políticos que como eu, já passaram pela vida pública. Com a proximidade do segundo turno, sinto-me no dever de me posicionar. Creio que preciso pensar, em primeiro lugar, no que é melhor para Taubaté. Devo também me preocupar em ver em ação algumas das ideias e propostas em que acredito e que pude apresentar ao povo de Taubaté em minha campanha. Desde o final das apurações do primeiro turno venho me movimentando sem parar. Conversei com os dois candidatos que compõem o segundo turno no próximo dia 28, analisei seus planos de governo e propostas para nossa cidade. A partir daí, pude tomar minha decisão. Declaro que meu apoio nesse segundo turno será dado ao candidato Ortiz Júnior. Vejo em seu programa muitos dos projetos nos quais acredito e que defendo, assim como o vejo como o mais preparado entre os dois atuais candidatos para enfrentar os desafios deixados pela atual administração e para planejar o futuro de Taubaté. Por essa razão, manifesto meu apoio a Ortiz Júnior, a quem desejo êxito no confronto que está travando pela Prefeitura de Taubaté. Desde já torço para que, vitorioso, consiga colocar em prática tudo o que propus, pois mais do que rivalidades, Taubaté precisa de forças que se unam para que possa ser a cidade que todos sonhamos”.

Mais apoios e a “síndrome Mick Jagger” que ronda Peixoto

De acordo com a edição de sábado, dia 20, do jornal O Vale, o prefeito Roberto Peixoto (sem partido) teria sinalizado apoio ao petista Isaac do Carmo, com a seguinte declaração à rádio Difusora: “O povo tem que ver se quer alguém que tem um tempo de televisão bom, uma propaganda muito forte ou alguém que representa a classe trabalhadora de Taubaté”

Vale lembrar que, no 1º turno, o atual prefeito declarou apoio ao candidato do PV, o deputado estadual Padre Afonso Lobato, que terminou o pleito na quarta colocação, com 19.414 votos (12,12%). A pergunta que fica é: ter o apoio do atual chefe do Bom Conselho traz mais benefícios ou malefícios para uma campanha?

E por falar no deputado/sacerdote, ele ainda continua incomunicável e não manifestou apoio a nenhum dos dois candidatos que disputam o 2º turno em Taubaté. Segundo apurou CONTATO, Padre Afonso teria concordado em apoiar Ortiz Júnior após uma conversa com o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo