Nosso amigo blogueiro Irani Lima continua privilegiando a torcida em detrimento aos fatos. Na foto, o novo ministro do TSE Napoleão Nunes Maia Filho)

Em sua última postagem informou: “Sai [do TSE] um ministro do quadro do STF (Luiz Fux) e uma ministra do quadro do STJ (Maria Thereza Moura). Fux votou contra a cassação. Maria Thereza votou pela cassação”.

Para não pairar dúvida entre nossos leitores, reproduzimos as notícias do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) veiculadas nos respectivos sites na quarta-feira, 03.

Do STF:

Ministros Luiz Fux e Roberto Barroso são reconduzidos como juízes do TSE”

“Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão ordinária desta quarta-feira (3), decidiu reconduzir por mais um biênio o ministro Luiz Fux à vaga de titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foi reeleito para o segundo biênio na vaga de juiz substituto daquela Corte o ministro Luís Roberto Barroso”.

“O TSE é composto por sete ministros titulares e sete substitutos. Desse total, três titulares e três substitutos são do STF, que sempre preside a Corte Eleitoral; dois são do STJ e dois, advogados, escolhidos de lista tríplice encaminhada ao STF pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Diferente, portanto, do que informou nosso amigo Irani, Luiz Fux foi reconduzido ao TSE por mais dois anos e não substituído.

Do STJ

Pleno do STJ elege novos membros para TSE e CJF”

“Por aclamação, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Og Fernandes foram eleitos nesta quarta-feira (3), em sessão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como membros titular e substituto, respectivamente”.

“A eleição se deu em razão da saída da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que cumpriu seu biênio na Corte eleitoral e deixará o TSE”.

A ministra Maria Thereza foi de fato substituída no TSE pelo ministro Napoleão Nunes do STJ.

Essa mudança poderá ou não favorecer o prefeito Ortiz Jr quando o TSE julgar o Recurso Especial que deverá ser apresentado pela sua defesa.

Mas nada impede que de repente o marcador se inverta. Assim como pode também ampliar para 5 X 2.

Quem é o novo ministro do TSE

Jurista, Napoleão Nunes Maia Filho nasceu em dezembro de 1945 em Limoeiro do Norte, CE. É ministro do Superior Tribunal de Justiça, irmão dos poetas Luciano Maia e Virgílio Maia, sendo, todos os três, membros da Academia Cearense de Letra.

Façam suas apostas!